Fiodor Mikhailovich Dostoievski
(1821-1881) tornou-se um dos maiores escritores russos e mundiais e um dos mais
inovadores artistas de todos os tempos e tido como o fundador do existencialismo
na literatura.
A
impressão que temos, ao ler Dostoievski é a de que seus personagens são algo
maior do que figuras ficcionais, encerando uma densidade e uma gama de estados
de espírito ou estratos da consciência que ultrapassam quaisquer representações
anteriores. Seus personagens são dotados de sentimentos fortes e intensos, como
amor e ódio, mas também orgulho e humildade, vaidade e auto-humilhação e
crueldade. São personagens humanos, complexos e, muitas vezes, contraditórios.
A
obra de Dostoievski ultrapassa os limites da literatura, devido a enorme carga
emocional, filosófica e psicológica de que são dotados seus personagens, chegou
a influenciar correntes filosóficas e do pensamento ocidental, e entre eles
estão Nietzsche e Freud. Freud, inclusive, chegou a afirmar que Irmãos Karamazov era um dos maiores
romances de toda a literatura mundial.
Autor
de inúmeras obras-primas da literatura mundial, Dostoievski tem, muitas vezes,
num anti-herói o personagem principal em suas histórias, ora uma pessoa vítima
da sociedade, ora um incorrigível.
Nos
livros de Dostoievski, predominam diálogos longos, densos e intensos, mas
também muito das críticas que fazia à sociedade e, em algumas de suas obras,
suas próprias experiências, principalmente em Recordação da Casa dos Mortos, Humilhados
e Ofendidos e Memórias do Subsolo,
onde predominam suas vivências suas experiências do tempo em que viveu no
exílio, na Sibéria, mas também em outras de suas obras, como Irmãos Karamazov e no próprio Crime e Castigo transparece muito de sua
vida, dos valores e de seu pensamento.
Crime
e Castigo, para muitos, é considera a sua
obra-prima. Nela podemos encontrar muitos dos elementos que caracterizaram toda
a sua obra, como os conflitos e sofrimentos do personagem, princípios
filosóficos e uma série de outros aspectos psicológicos, além de valores
sociais e morais.
É
em Crime e Castigo, livro rotulado
por muitos como “thriller psicológico”, o primeiro livro em que Dostoievski
desenvolve de maneira completa todas as nuances interiores de seus personagens.
Romance com fundo filosófico e impacto de melodrama, Crime e Castigo, a história é centrada em Raskolnikov, estudante
pobre, tão brilhante quanto perturbado que passa grande parte do seu tempo a
vagar pelas ruas de São Petersburgo como se estivesse vivendo num pesadelo ou
no quarto alugado onde mora, escuro e pequeno.
Raskolnikov
é movido por uma ideia, que expressou num artigo de jornal, na qual ele divide
as pessoas em duas categorias: as “ordinárias” e as “extraordinárias”. As primeiras
são as pessoas comum, que vivem suas vidas numa espécie de ignorância, que se
limitam às convenções sociais impostas, do que é certo e do que é errado, do
que devemos e do que não devemos fazer; as segundas, no entanto, possuem não só
o direito, mas o verdadeiro dever de romper com todas essas convenções e de
cometer delitos em nome das grandes transformações das quais são agentes.
Como
uma forma de provar, talvez muito mais para si mesmo do que para toda a
sociedade, as suas ideias, Raskolnikov resolve assassinar uma velha usurária,
que é tida, por ele, como uma “parasita social”. No entanto, no momento do
delito, ele é surpreendido pela irmã da velha agiota, e é, obrigado, assim, a
também assassiná-la, e a partir desse seu segundo delito, que não estava previsto
nem, para ele, era necessário para que acontecesse o início da “grande
transformação”, se inicia o seu “tormento psicológico”. E somado a todo esse
tormento que passa a viver, recebe a notícia de que sua irmã irá se casar com
um burguês, que simboliza o materialismo, e o seu envolvimento com Sônia, uma
prostituta, que simboliza os valores de uma humanidade ofendida.
Ao
longo da obra, Raskolnikov tem em Pietrovitch, juiz de instrução que desvenda
os mecanismos mentais do estudante, e Svidrigailov, pessoa na qual ele enxerga
o lado vicioso de suas virtudes, seus dois interlocutores.
Obra
marcante, uma das mais significativas não só da literatura russa, mas mundial, Crime e Castigo tem sido tema de
inúmeros debates e estudos, nas mais diversas áreas: filosofia, psicologia,
direito, ciências sociais, etc. e representa um marco na produção literária
mundial. Recebeu adaptações para cinema e teatro inúmeras vezes e influenciou
escritores desde a sua primeira publicação, em 1867. Obra que, mesmo após
tantos anos, continua atual, e que, mesmo após ter sido tão amplamente
debatida, continua a ser inesgotável tema de discussões, Crime e Castigo figura entre as principais obras-primas da
literatura mundial, que colocou, definitivamente, a literatura russa entre as
mais importantes e significativas de todos os tempos.
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