segunda-feira, 31 de maio de 2010

Junho, mês de... - crônica

Um lindo casal de namorados num banco de praça.
            - Amor?
            - Oi?
            - Amorzinho?
            - Fala, amoreco.
            - Sabe no que estou pensando?
            - Deixa eu ver – fala ele, e começa a fazer uma cara de que está tentando adivinhar os pensamentos dela. Uma expressão de profunda concentração, mantendo os olhos fixos nos dela. Faz força, fecha um outro, depois fecha o outro, depois abre os dois ao mesmo tempo. – Não consigo adivinhar, meu amor.
            - É que... estava pensando... sabe que mês é esse que está chegando, não sabe?
            Só então ele se deu conta de que o mês de junho estava chegando. Como é que ele pôde esquecer, de algo tão importante, tão ímpar na vida de uma pessoa? Se recriminou, julgando-se um péssimo ser humano e cogitou a séria e real possibilidade de cometer suicídio!
            - Sei, sim, querida. Como é que eu iria esquecer de uma época tão importante, a mais esperada de todo o ano, de toda uma vida? – disse ele, tentando apaziguá-la, pois se esquecer do mês de junho era algo inadmissível.
            Ela então pulou no colo dele e os dois começaram a brincar, tal qual duas crianças, um fazendo cócegas no outro.
            - É que... esse será o nosso primeiro mês de junho juntos, e eu estava pensando em fazermos assim... algo bem especial para nós comemorarmos em alto estilo – disse ela, com voz sedutora.
            Cada um então se deixou perder nos próprios pensamentos. Ficaram, cada um, pensando em algo bem especial, que surpreendesse o outro no “Dia D”.
            - Sabe, amor? Estava pensando em algo bem especial.
            - Em chamar um monte de amigos – falou ele, completando a frase dela.
            - Em ficarmos só nós dois o dia inteiro juntos... o quê? Em chamar um monte de amigos? Como assim?
            Ele então simulou uma tosse, como se tivesse engasgado com o vento.
            - No que você estava pensando? Como assim, chamar um monte de amigos? Está pensando que eu sou o quê?
            - Mas amor, não estávamos pensando na mesma coisa?
            - Eu pensei que estávamos, mas agora não sei mais.
            - Mas você não estava pensando na...?
            - Estava pensando no...
            - Copa do Mundo?
            - Dia dos namorados – falaram praticamente ao mesmo temo.
            Ela olhou furiosa para ele.
            - Como assim, Copa do Mundo? Eu aqui, cheia de planos, de romantismo, fazendo um monte de planos, e você pensando na Copa do Mundo?
            - Ma... ma... mas...
            - Bem feito para mim. Isso é para ver quem você realmente é: insensível, egoísta, que nunca gostou de mim. Eu pensando no dia dos namorados e você pensando na Copa do Mundo!
            - Ma... ma... mas, amor, a Copa do Mundo é só de quatro em quatro anos, e o Dia dos Namorados tem todo ano – tentou justificar ele, mas vendo que ela estava realmente furioso, como se fosse pular em seu espaço e estrangulá-lo ali mesmo, no meio da praça, ele tentou “sair pela tangente.”
            - Brincadeirinha... Você sabe que eu gosto de ver você assim, com raiva, fazendo esse biquinho tão lindo. Eu já lhe disse que acho lindo quando você fica assim, fazendo esse biquinho? – falou ele, se aproximando dela (a essa altura, ela já não estava mais no colo dele, mas sim no canto mais afastado do banco).
            Ela o olhou com desconfiança, tentando adivinhar se ele estava falando sério ou se aquela era só mais uma de suas desculpas esfarrapadas.
            - Fique assim não, meu amor. Eu estava só brincando, você sabe disso. Só falei aquilo, de Copa do Mundo, pra lhe deixar assim, com raiva, para fazer esse biquinho que eu acho tão lindo. E você sabe que eu nem gosto tanto assim de futebol, não sabe?
            Ela ainda o olhava com desconfiança.
            Ele então quase pulou em seu colo e brincou de fazer cócegas nela, mas agora ela não sorriu.
            - Vamos, agora tire esse biquinho de quem está com raiva e me dê um sorriso, vai!
            Ela então, sentindo a sinceridade dele em pedir aquele sorriso, deixou-se levar pela brincadeira e tornou a se sentar no colo dele, e os dois voltaram a brincar de fazer cócegas um no outro.
            - Mas... como eu ia dizendo, amorzinho, estava pensando em fazer algo bem especial para nós, para comemorarmos no mês inteiro, afinal de contas, esse é um mês especial e nós merecemos, não é mesmo?
            Ele nem ouvia direito o que ela dizia. Seu pensamento estava longe, nos planos frustrados dos jogos que tinha em mente assistir com os amigos num bar e das cervejas que não mais tomaria.
            Copa do Mundo e Mês dos Namorados, por que essas datas tão especiais podem cair na mesma época do ano?

Um comentário:

  1. Grande Lima Neto

    Muito bom esse testo, gostei.
    Mas prefiro o dia dos namorados, sou um brasileiro atípico.
    Forte abraço e sucesso

    ResponderExcluir