domingo, 9 de maio de 2010

Cavalos Partidos - livro da semana

            Eu nunca fui muito de ler biografias, por motivos diversos. Achava, muitas vezes, a estrutura do texto pouco atrativa, para mim, que sou um leitor basicamente de ficções, romances, contos e novelas. No entanto, nos últimos anos tenho lido algumas autobiografias que me surpreenderam enormemente, pela escrita envolvente e pela história de vida das pessoas em questão, muita rica e tocante. Destaco, entre as autobiografias que li, que adorei, a Adeus, China, O Solista, O Rio e Seu Segredo e Castelo de Vidro, este escrito pela jornalista americana Jeannette Walls. E é justamente o novo livro desta autora que estou lendo, que está me surpreendendo enormemente, pela doçura da narrativa, pela coragem, força e determinação da avó materna de Jeannette.
            Em seu novo livro, Jeannette Walls nos conta a história de Lily Casey Smith a filha mais velha de uma família que vive numa pequena propriedade rural localizada no oeste do Texas. Lily, como filha mais velha, tem que conviver com toda a responsabilidade que essa situação exige, mesmo por que é ela, e não seu irmão Buster, quem tem a vocação para os trabalhos. Ela ajuda seu pai, um homem que, quando jovem, sofreu um acidente e que possui limitações físicas, no trato com os animais e aprende, desde cedo, a domar cavalos. Menina, sua mãe tem como únicos planos para ela um casamento, e é mandada para uma escola onde receberá uma educação formal, mas não conclui o curso, pois os valores referentes à anuidade da escola não foram pagos por seu pai, que optou por investir o dinheiro da educação da filha na compra de cachorros, que mandara trazer da Suécia, enquanto seu irmão continua a estudar, pois a educação dele, segundo palavras de sua própria mãe, tem de ser completada por que a ele caberá a herança da propriedade.
            A jovem menina, que aprendera em poucos meses a gostar da escola onde morava e estudava, volta para casa decepcionada, mas a madre da escola lhe afirma que uma janela fora fechada, mas em seu lugar uma porta seria aberta. Cansada de ouvir tantas vezes as mesmas explicações e palavras de cunho religioso, dá prosseguimento à sua vida, ajudando seu pai a cuidar dos negócios na propriedade.
            Os cachorros que seu pai comprou com o dinheiro que deveriam ser para seus estudos foram mortos, e eis que surge a porta aberta a qual a madre havia lhe falado, pois como uma forma compensatória, a pessoa que matou os cachorros deu uns cavalos e uma égua, que a Lily tomou para si.
            Recebe uma carta da madre do colégio onde estudara, que se afeiçoara da então menina Lily, em que a aconselhava a fazer um teste para professora. Lily, que não tinha vocação religiosa, mas inteligência e qualidades inerentes para ser uma boa professora, é aprovada no teste e montada em sua égua, a que chama Malhada, atravessa mais de 800 quilômetros, sozinha, vários Estados. Mas longe de se sentir sozinha, ela se sente livre e feliz, com aquela porta que a vida lhe abriu.
            Uma história belíssima, de coragem, determinação, mas, acima de tudo, de vida, muito bem escrita e envolvente, que Jeannette Walls, mais uma vez, nos presenteia. Cavalos Partidos é um livro que nos toca não só pelos personagens, pessoas que aparecem ao longo de toda a história, mas pelo brio destas, pela determinação de Lily, que aproveitou a oportunidade quando lhe foi aberta  uma porta e que soube jogar com as cartas que a vida lhe deu.

Um comentário:

  1. acabei de ler o livro e fiquei apaixonada por Lily......um livro delicioso. o dificil é fecha-lo na hora de dormir.......

    ResponderExcluir