quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O Prazer da Releitura - artigo


Jean-Paul Sartre (1905-1980), escritor e filósofo francês, um dos principais pensadores e autores de seu país no século XX, autor da trilogia Caminhos da Liberdade, composta pelos livros A Idade da Razão, Sursis e Com a Morte na Alma, além de peças, como Entre Quatro Paredes, e do roteiro para o cinema de uma produção sobre Freud, adepto a teoria filosófica existencialista, escritor de um dos livros mais importantes do século passado dessa teoria, O Ser e o Nada, disse, certa vez, que um livro que não merece ser lido duas vezes não merece sequer ser lido uma vez.
A releitura de uma obra proporciona a nós, leitores, um prazer ímpar, de se deleitar, de apreciar, de rever cada personagem com que se identificou, de se viver cada situação, de sentir, outra vez, aquela emoção da primeira leitura. Além disso, numa releitura, podemos atentar para aquela passagem que nos passou despercebida na primeira vez, para perceber aquele discreto personagem, que se mostrou tão importante, que ficou como que escondido na leitura anterior.
Existem livros feitos para serem lidos várias vezes ao longo de nossa vida, que, a cada vez parecem se adequar como o momento em que vivemos, como o caso de O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupery; há outros de leitura difícil, que exigem de nós, leitores, uma grande esforço, sendo a apreciação de tal obra um verdadeiro estudo, como é Ulisses, de James Joyce, e A Montanha Mágica, de Thomas Mann; e há também aqueles livros que são multáveis, que a cada vez que o lemos ele se apresenta de uma forma nova, completamente diferente da vez anterior.
Há leitores que chegam a tal extremo que já virou tradição se fazer a leitura da mesma obra uma vez por ano e há outros que reservam uma época do ano para se reler uma obra, lida há anos.
A releitura pode até ser a de um mesmo livro, mas, mesmo assim, é uma leitura diferente, diferenciada, nova; o livro pode até ter o mesmo nome de um lido anteriormente, no entanto, nunca é o mesmo. Portanto se permita, reviva, ressinta, releia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário