domingo, 17 de janeiro de 2010

Dom Quixote


Num lugar de La Mancha, de cujo nome não quero lembrar-me, vivia, não há muito, um fidalgo, dos de lança em cabido, adarga antiga, rocim fraco, e galgo corredor.
           
            Essa é a primeira frase do que é um dos mais importantes livros da literatura mundial de todos os tempos, um dos primeiros e mais significativos romances da história. Escrito por Miguel de Cervantes (1547-1616), o livro é composto por 126 capítulo, sendo estes divididos em duas parte, a primeira sendo publicada em 1605 e a segunda em 1615, e mesmo após quase quatro séculos (levando-se em consideração a publicação da segunda parte), o livro continua atual, fascinando leitores de todas as idades, dos quatro cantos do mundo.
            O livro surgiu em um período de grande inovação e diversidade por parte dos escritores ficcionistas espanhóis. Parodiou os romances de cavalaria que gozaram de imensa popularidade no período e, na altura, já se encontravam em declínio. Nesta obra, a paródia apresenta uma forma invulgar. O protagonista, já de certa idade, entrega-se à leitura desses romances, perde o juízo, acredita que tenham sido historicamente verdadeiros e decide tornar-se um cavaleiro andante. Por isso, parte pelo mundo e vive o seu próprio romance de cavalaria, junto a seu fiel escudeiro Sancho Pança. Enquanto narra os feitos do Cavaleiro da Triste Figura, Cervantes satiriza os preceitos que regiam as histórias fantasiosas daqueles heróis. A história é apresentada sob a forma de novela realista.
            Dom Quixote é considerada a grande criação de Cervantes e o mais importante livro de toda a produção literária de seu país. É considerado, também, um marco na literatura e cultura literária de todo o ocidente. São inúmeras as influências deixadas por tal obra, sendo, até hoje, estudada, traduzida, adaptada, sendo feitas inúmeras releituras desse que é um dos mais fascinantes livros de toda a literatura universal. Além disso, tomado como uma referência em inúmeras adaptações para o cinema, teatro e música.
            A história narra as aventuras de Dom Quixote, um fidalgo que perdeu a razão devido à leitura assídua de romances de cavalaria. Em busca de suas próprias aventuras, imitando os seus heróis diletos, sai, em companhia de seu amigo e escudeiro Sancho Pança, o mais carismático e simplório personagem da história. A ação da história se dá em torno das três incursões de Dom Quixote e Sancho, pelas regiões de La Mancha, Aragão e Catalunha. Nessas incursões, a dupla se envolve numa série de aventuras, mas suas fantasias são sempre desmentidas pela realidade, o que dá, a história, um tom humorístico.
            Livro de leitura rebuscada, representa, para a literatura, uma das mais perfeitas obras no tocante a construção textual. Dom Quixote não é um livro para ser lido numa noite só, de um só fôlego, mas sim ao longo de semanas, “bebendo” cada uma de suas palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário