quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O Ano Começa como uma Segunda-feira: Cheio de preguiça - crônica de início de ano



Eis que, como sempre acontece ao longo dos séculos, mal um ano termina e um outro começa, e fico a perguntar se ninguém, em sua sã consciência, nunca pensou em instituir uma espécie de brecha no “espaço/tempo” e que fosse permitido gozar do fim de mais um ano em santa paz, com algum tempo de sobra sem se preocupar com o novo ano. Seria algo como “nem um ano nem outro”, uma espécie de merecidas férias devido a tudo que se foi lutado e conquistado no ano anterior, mas sem a pressão de começar tudo de novo no novo ano que mal começa.
            De qualquer forma, enquanto ninguém pensa (e faz) efetiva isso, vamos seguindo a nossa vida e a nossa rotina como sempre nos foi ensinado (imposto) ao longo dos séculos, pelas tradições que cultivamos.
            E falando em tradição, o meu ano começou seguindo a maior de todas: a preguiça de início de ano, a que talvez seja a maior tradição de todo o mundo. Demorei a acordar nos primeiros dias do ano, demorei a ajustar meu “relógio biológico”, demorei a jogar fora meu calendário velho, demorei a colocar “2010” no lugar de “2009”, como passei todo um ano fazendo, naqueles papeizinhos que tive que assinar e colocar a data, enfim, demorei a tudo, até mesmo a colocar meus primeiros textos efetivos no blog, dando início aos trabalhos de mais um ano.
            E como falar em “novo ano” e falar em planos, comigo não podia deixar de ser diferente. Tenho tantos planos para 2010 que seriam necessários quase cinco anos para concretizar todos. Fiz planos quanto a leitura de livros (que são muitos para esse ano), fiz planos quanto ao lançamento dos meus livros, sendo o primeiro ainda para esse semestre, e estou, já, mirando o terceiro livro, segundo de contos, cujo título será O Homem que não queria ser forte e outras histórias, previsto para o final desse ano. Mas nem só de livros se vive um ser humano (se bem que essa ideia seria muito interessante. Vou colocar em pauta: viver só de livros, para os próximos anos). Então fiz planos mirabolantes, exatamente como todos fazem, entre eles está o de ganhar na Mega-Sena (!). Isso mesmo: ganhar na Mega-Sena. Planejei tão bem isso, estou fazendo um “Pensamento Positivo” tão forte, usando todos os meus conhecimentos da chamada “Lei da Atração” (olhe só no que dá trabalhar-se numa livraria e se conviver com todos aqueles livros de auto-ajuda!) e posso assegurar que desse ano não passa: vou ganhar na Mega-Sena. A força do meu pensamento é tão forte (força forte é meio redundante né?! Mas deixa pra lá. Isso é fruto da “preguiça de pensar” e da “ressaca de natal”, resquícios do ano de 2009) que já me vejo até com lápis e papel na mão, planejando o que vou fazer com todo o dinheiro que vou ganhar.
            Enfim, o novo ano está aí, assim como os planos, que muitos dos quais irei realizar (leia-se: ganhar na Mega-Sena – olhe o pensamento positivo), outros irão ficar pelo caminho, por simples falta de tempo, afinal de contas, é só um “ano comum”, composto de 365 dias, e alguns eu simplesmente vou esquecer daqui a uma semana.
            De qualquer forma, desejo a todos um excelente 2010. Sei que falar isso, agora que já se passaram quase duas semanas, parece meio tardio, mas penso que compreendam que isso é provocado pela preguiça de início de ano, do que não tenho culpa alguma. Essa é só mais uma tradição instituída ao longo dos séculos, pois, para mim, todo novo ano começa como numa segunda-feira: cheio e preguiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário