quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Mais um Best-Seller chega aos cinemas - Veronika Decide Morrer, livro de Paulo Coelho, chega às telonas - Artigo


Não é de hoje que obras literárias são adaptadas para o cinema. Algumas adaptações são primorosas, outra nem tanto, já algumas são meras "livre-adaptações", enquanto outras, de, por motivos diversos, são tão ruins que fazem o leitor-expectador se perguntar em como conseguiram "transformar tão bom livro naquilo". E, como se não bastasse isso, sempre há os que leram os livros, que estão mais no cinema por curiosidade, "para saber como ficou", que têm as mais diversas opiniões. Uns dizem que a adaptação "ficou igual ao livro", que os atores foram tão bem escolhidos, que atuaram tão bem que ficou tudo tal como a obra que deu origem ao filme; mas há também os outros, mais críticos, que acham que a adaptação não teve absolutamente nada do livro, que "estragou a obra".
As adaptações para o cinema de obras literária, principalmente para seus leitores, representam assunto seríssimo e sempre sucitarão enormes discussões, pois a linguagem utilizada no cinema é bastante diferente da literária, e as adaptações são, na verdade, uma leitura da obra em questão.
No mundo inteiro, muitas são as produtoras que recorrem aos livros em busca de inspiração para produzirem filmes que sejam tão bem sucedidos em suas bilheterias quanto o foram em vendagem, e nesse contexto que o consagrado escritor Paulo Coelho terá, pela primeira vez, uma de suas obras adaptada para o cinema, Veronika Decide Morrer.
Há anos ouvimos notícias a respeito de filmes, que nunca foram produzidos, de projetos que nunca foram postos em prática, para se adaptar um livro de Paulo Coelho para o cinema. Muito se falou sobre a adaptação de O Alquimista, que nunca se concretizou, e eis que um livro dos mais controversos e menos falados do escritor chega às telonas.
Paulo Coelho não é, nunca foi e nunca será uma unanimidade entre a crítica literarua brasileira, quiça mundial, e suas obras só não são mais vendidas no mundo do que são criticadas por aqui, mas sua importância no meio literário é inegável. Seus livros foram traduzidos para diversas línguas e publicados em todo o mundo e ele é, hoje, o autor brasileiro mais vendido no mundo, e seu livro O Alquimista é um dos livros nacionais mais vendidos em todos os tempos.
O livro Veronika Decide Morrer é, na minha opinião, é o melhor do escritor, por seu cenário marcante, feio, passado, em sua maior parte, dentro dos muros de hospício, com personagens marcantes e conflituosos, sem os tons espirituais e místicos, estilo próprio do autor, que marca sua obra, narra a história de Veronika, uma jovem que, apesar de ter aparentemente tudo aquilo necessário à felicidade, não se sente bem com a sua vida e tenta cometer suicídio tomando uma dose elevada de drogas (calmantes) e se deita em sua cama, à espera da morte, mas, após ser salva no último minuto, é levada para um hospital psiquiátrico onde lhe é dito que, embora não tenha conseguido aquilo que desejava, as drogas que tomou afetaram profundamente seu coração, de forma que ela só terá mais alguns dias de vida. Mas no local onde se encontra, dentro do hospício, ela se redescobre, reencontra um sentido para a sua vida, e passa, desesperadamente, a lutar pela vida que ainda lhe resta.
A obra versa sobre temas polêmicos e mostra, entre outras coisas, a forma como encaramos a vida e a morte, e quando esta, iminente, gera reações tão inesperadas nas pessoas.
Veronika Decide Morrer terá como diretor Emily Young e roteiristas Larry Gross e o próprio escritor, e conta, no elenco, Sarah Michelle Gellar, atuando no papel de Veronika.

Um comentário:

  1. Nossa fiquei super feliz com esta notícia. Este livro foi o primeiro que li na vida e sempre gostei dele..aliás único do Paulo Coelho que realmente gostei.
    Não vejo a hora de assistir!!
    Valeu peça dica!!
    Sucesso!
    Tati

    ResponderExcluir