quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Para Sempre: 50 cartas de amor de todos os tempos - Livro da Semana


Em "Para Sempre: 50 cartas de amor de todos os tempos", temos um histórico deste que é o mais inconstante, forte e avassalador dos sentimentos: o amor. O livro, que tem o prefácio assinado por Renato Janine Ribeiro e tem como responsável pela seleção, organização e notas Emerson Tin, faz uma verdadeira viagem ao passado na busca pelas correspondências trocadas por amantes da Roma Antiga aos nossos tempos, passando pelas mais diversas culturas, romana, francesa, oriental, brasileira, portuguesa, russa, entre outras.
Algumas das correspondências tratam de assuntos banais, outras são um retrato da expressão mais voraz a que o amor pode tomar.
As cartas de amor apresentadas nesse livro foram escritas por poetas, romancistas, filósofos, músicos e políticos, e embora em sua maioria tenham sido extraídas dos anais históricos e literários do século XVIII e XIX, remonta, também, a períodos do Império Romano, com as cartas de amor de Cícero e de Plínio, O Jovem, e a de grandes nomes da poesias e da literatura mundial do século XX, como Fernando Pessoa e Maiakóvski.
O texto conta com textos simples, corriqueiros, em que tratam de assuntos banais entre os amantes, em contrapartida, conta com verdadeiras obras-primas da máxima expressão romantica, como os textos de Victor Hugo, Fernando Pessoa, Voltaire e da Sra. Shiguenari, esposa de Kimura Shiguenari, samurai do início do período Edo da história do Japão.
Livro belo e delicado, simples e tocante sobre uma que é a das mais antigas formas de comunicação: as cartas; expressando o mais nobre dos sentimentos: o amor.

2 comentários:

  1. Olá, Neto. Muito interessante a sua dica. Deve ser bacana comparar as cartas com os temas debatidos por Zygmunt Bauman no livro "Amor líquido". Como seria uma carta de amor nos tempos do amor efêmero e pouco duradouro, mais baseado na individualidade, como Bauman propõe?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Há muito tempo eu li o livro: Cartas de Amor de Pessoas Famosas, organizado por John Fostini. O Livro é uma edição de 1965. Também muito belo, cheio de cartas que marcaram épocas. Creio que seja bem próximo deste que você fez a resenha.

    ResponderExcluir