quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Afinal de contas, quem trouxe a Copa para Natal? - artigo


Ainda falta algo em torno de 9 meses para a Copa do Mundo de 2010, mas as pessoas o assunto recorrente em qualquer ambiente que se vá (principalmente nas mesas de bares) é o da Copa do Mundo de 2014, a ser realizada no Brasil, o País do Futebol.
Nada mais justo que esse grande evento esportivo ser realizado na país que é considerado e reconhecido como "a pátria de chuteiras", no país que tem os maiores jogadores, que tem craques espalhados pelos quatro cantos do mundo, jogando nos principais clubes de cada nação. Tal evento, tal festa do esporte mundial será mais do que bem recebida no país, que se não foi o inventor, foi, pelo menos, o responsável pelo aprimoramento, por elevar o futebol ao status de arte, por ser o inventor do espetáculo mágico do futebol.
A Copa do Mundo de 2014 será realizada no País do Futebol, o que representa um grande orgulho, uma grande honra para nós, brasileiros.
As seleções, os jogadores, ficarão encantados com o espetáculo dos torcedores, com a recepção; os turistas, as pessoas que virão assistir aos jogos serão magnificamente bem recebidas por nosso povo, hospitaleiro por natureza.
A honra e o desejo de receber os jogos é tamanho que várias cidades se candidataram e se prepararam para encantar os membros da comissão responsável pela escolha das sedes. Várias cidades importantes se candidataram, mas infelizmente, por motivos diversos, apenas umas poucas foram as escolhidas, e entre elas Natal, a cidade com o ar mais puro das Américas, que foi conhecida por muito tempo como a "cidade do sol", título este que foi usurpado por Fortaleza, mas que deu a volta por cima, e que se não é "a cidade do sol", tornou-se "a noiva do sol".
Mas uma questionamente, pertinente, que se faz, é quem foi, exatamente, o responsável por trazer a Copa do Mundo para Natal?
Muitas são as teorias, e muitos se dizem os responsáveis por esse fato. Por ordem de grandeza e responsabilidade, poderia-se dizer que foi o Presidente da Fifa o responsável, já que ele é o "mandachuva" da entidade, ou poderia-se dizer que foi um dos inspetores que aqui estiveram, ou simplesmente o Presidente da CBF, mas o mais provável, quem tenha sido o responsável maior por isso seja o povo.
No entanto, muitos são os que querem ostentar o rótulo, a grande honra, para ficar na história como o responsável por ter trazido a Copa para a cidade, nesse contexto que surgem mega-empresários, que batem no peito, estufam o peito e dizem, para todo mundo ouvir, que foram eles que trouxeram a copa para cá; surgem, também, os políticos, que, bem-relacionados como são, por conhecerem tal e tal pessoa e por ter usado de sua influencia, conseguiram fazê-los ver que a copa, aqui, seria um bom, não só para o povo da cidade e do estado, como também para toda a nação, quiça do mundo, e estes apertam as mãos de todas as pessoas, abrem a boca com aquele sorrizão, e se dizem os grandes bem-feitores do Estado, da cidade, da nação, pelo seu ato verdadeiramente heroico, de terem trazido a copa do mundo para Natal; e tem até Seu Zé da Feira, que afirma que Natal só foi escolhida para ser uma das sedes da Copa do Mundo por causa dele, por ele ter vendido o peixe (literalmente. ele vendeu o peixe que foi servido no almoço, na ocasião em que as pessoas estiveram aqui!) para os membros responsáveis pela comitê.
No entanto, apesar de muitos serem os responsáveis por isso, na hora de assumir as responsabilidades, poucos são os que aparecem. Prefeitos, vereadores, deputados (estaduais e federais), governadores e senadores, nos próximos anos, de eleições, levantarão a bandeira, pedindo o voto, por estarem realizando obras, preparando a cidade para receber não só as seleções, mas todo um mundo de pessoas que aqui estarão na época dos jogos, quando, na verdade, nada fizeram ou nada pretendem fazer no intuito de preparar a cidade e o povo para receber tão importante evento. Tais políticos, oportunistas, serão cada vez mais frequentes nos próximos anos, e serão muitos os "responsáveis" pelas obras e outros tantos os que surgirão para criticar os primeiros, alegando terem eles os melhores planos de obras para melhor preparar a cidade para sediar a Copa.
Na hora de se colher os louros da vitória, muitos vão ser os que se apresentarão, mas na hora de se trabalhar com seriedade, de apresentar planos concretos, de fazer, poucos assumirão as responsabilidades, portanto, devemos, desde já, começar a pensar em tudo isso, em cobrar, afinal de contas, a Copa do Mundo, ao ser realizada aqui, será um grande orgulho para todos nós, e queremos que tudo saia perfeito, nos mínimos detalhes, nada ficando para a última hora e sendo mal-feito por conta dos milhares de "responsáveis" que aparecerão, pedindo seu voto para "dar continuidade ao trabalho"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário