domingo, 24 de abril de 2011

o "Casamento do século"

Não, não, não, não e não. Não venha com conversa fiada tentando me fazer engolir esse casamento de “Lady Kate” e do “Príncipe William”. Já temos que conviver com futilidades demais que a nossa imprensa sensacionalista vem nos empurrando para ter que aceitar mais essa. Ainda mais, trata-se de algo tão distante, algo tão impensável, algo tão inútil para nós que eu fico me perguntando como as pessoas conseguem cair e se envolvem com tudo isso. É impossível, hoje, se abrir um jornal, do de maior circulação nacional até o mais limitado, de bairro, que não tenha pelo menos uma notinha falando sobre o tal casamento. Em praticamente todas as revistas há algo falando, isso quando não se tem uma foto da “plebéia” na capa. Na televisão também e dita cuja é notícia. Já vi anunciando documentários sobre ela, para que todos saibam quem ela é, onde estudou, como viveu, como está vivendo esse “momento mágico” às vésperas do casamento, como vai ser a cerimônia, como serão todos os passos no dia do casamento, como vai ser a vida dos dois daqui pra frente, etc, etc e etc. enfim, é tanta inutilidade, tanta coisa sem sentido que eu fico perguntando se por um acaso não há nada de mais importante para que a imprensa fale a respeito, não. Nessas semanas que antecedem ao “casamento do século” está terminantemente proibido de se acontecer qualquer coisa, pois mesmo que aconteça, nada vai poder ofuscar o brilho, a pompa, a importância do casamento do Príncipe William e da Kate alguma coisa lá (não sei e não me importa saber qual o sobrenome dela). Não se tem notícia sobre um esquema de corrupção, não se fala sobre a alta dos juros, a bolsa de valores pode despencar e passarmos a viver uma crise sem precedentes, que nada vai ser falado, não veremos nada sobre um tragédia da natureza, caso ela venha a acontecer, não se tem cobertura esportiva de nada. Enfim, todos os holofotes do mundo inteiro vão estar ligados e apontadas para a Inglaterra, onde acontecerá um “casamento na realeza”.
            Amigos, eu não aguento mais e estou a ponto de me jogar da janela de meu apartamento, só para não ter mais que ler, assistir e ouvir sobre esse “casamento do século”, e só não fiz isso, ainda, por que sei que a minha possível morte não seria documentada, só e unicamente por que nada, absolutamente nada, pode ofuscar o brilho do casamento. Tenha santa paciência! Vejo as pessoas comprando revistas só por que tem algo falando sobre a “plebéia que irá virar princesa” (se deu bem! Baita golpe do baú.) e ficam ali mesmo, nas bancas, folheando, como se aquelas notícias fossem algo tão importante, que fosse mudar a sua vida de tal forma, que não se pode sequer esperar para ler a revista em casa!
            Não sei, amigos, se fico mais indignado coma imprensa, que não noticia absolutamente nada além disso, ou com as pessoas, que se interessam, que compram essa ideia do “casamento do século”. Pesando, medindo e contando, acho que daria um empate técnico, afinal de contas, a imprensa não publicaria nada se as pessoas não fossem se interessar, e as pessoas, se simplesmente não quisessem saber, bastaria não comprar nada nenhuma publicação sobre o assunto ou desligar a televisão justo na hora em que fosse passar mais uma “reportagem especial: quem foi e quem é a plebéia de classe média que se tornará princesa da Inglaterra”. Mas a imprensa publica e as pessoas leem e assistem sobre o assunto... fazer o quê?! Eu simplesmente lavo minhas mãos sobre tudo isso e venho, através deste texto, mostrar um pouco da minha indignação, mostrar o quanto estou inteirado e acho importante falarmos sobre isso, um casamento que vai acontecer lá do outro lado do mundo, com quem eu não tenho absolutamente nada a ver, vai afetar com a minha, a sua, a vida de todos nós!

3 comentários:

  1. Sabe que você tem toda razão??
    E esse é apenas um de muitas coisas que vemos por ai.. que faz o mundo 'parar'.. acho que até os bandidos param para assistir ao casamento..
    mas eu confesso que gosto da realeza.. sinto um magnetismo sobre tudo da Inglaterra.. mas talvez seja por eu gostar muito de história e da história.. e percebo que tudo aquilo que leio.. sobre o casamento real.. vou poder acompanhar pela primeira vez ao vivo.. apesar de ser futilidade.. ñ deixa de ser 'história'.. afinal é o príncipe herdeiro.. assim como ele centenas antes dele passaram por isso.. quer dizer não tanto assim.. afinal nem na época do pai dele existia 'internet'.. e ai a imprensa apela e exagera demais. Pois se for pensar bem não é apenas o 'casamento do século' e sim de toda uma história...
    bjss
    http://danifuller.com

    ResponderExcluir
  2. Grande engano o seu.

    Tal assunto é de vital importância. Sempre se deve saber quem está no poder e quem chega perto dele.

    Seu "crônica apenas mostra sua pouca visão dos fatos"

    ResponderExcluir
  3. quero saber o que diabos esse casamento tem a ver comigo.
    sei que devemos ter consciência de que precisamos saber quem são os que estão no poder, onde, o que podem fazer, seus planos, etc, etc e etc, mas devemos, antes de tudo, nos preocupar com o que acontece ao nosso redor, com o que nos afeta diretamente. e também estou criticando o excesso de apelo midiático que está se fazendo em cima desse casamento. está simplesmente insuportável assistir televisão ou ler uma revista sem que se fale nisso. parece que o mundo inteiro vai parar por conta desse casamento.
    essas cerimônias dos casamentos reais são bonitas, sim. eu sou formado em história e uma das coisas que sempre me chamou a atenção, sempre me deixou apaixonado pela história (além do medieval) foi justamente essa relação de poder, essa pompa da monarquia, mas convenhamos que parar tudo o que estou fazendo de importante para assistir a tal casamento já é demais.
    E Luis Felipe, respeito, sim, a sua opinião, mas não me considero uma pessoa de pouca visão dos fatos". só me considero uma pessoa crítica, que odeia sensacionalismo e que possui um mínimo de senso crítico, para saber o que é importante ou não, o que me interessa ou não.

    ResponderExcluir