quarta-feira, 16 de março de 2011

Mapas do Acaso - 45 variações sobre um mesmo tema

Eu sou um daqueles tipos que podem ser rotulados de "fã incondicional" de Humberto Gessinger. Acompanho sua carreira desde antes de saber o que era o Engenheiros do Hawaii (antes mesmo de saber o que fazia um engenheiro e onde ficava o Hawaii!), pois, ainda muito pequeno, escutava as músicas (todas, de todos os LPs, que meu irmão tinha em casa e vivia escutando). O vício meio que passou de irmão mais velho para o mais novo.
Tenho o imenso orgulho de ostentar no rack de minha sala, para quem quiser ver (e invejar) a coleção completa dos CDs e DVDs de Humberto (seja como Engenheiros do Hawaii, Humberto Gessinger Trio ou Pouca Vogal), todos originais (nessa época em que é tão difícil se comprar um CD...).
As músicas de Gessinger marcaram uma geração e têm ultrapassado os tempos, sobrevivendo, se renovando eternamente, como um círculo, ou, como o próprio Gessinger disse em um de seus livros, "como uma serpente engolindo a própria cauda". Suas letras são inconfundíveis, repletas de figuras de linguagem, cheias de significados que muitas vezes só têm significados para os que se atrevem a tentar compreendê-lo.
Agora, Gessinger está incursionando em outras áreas, em uma outra arte, a literatura. Seu novo livro, Mapas do Acaso, tão magistralmente bem escrito quanto o anterior, Pra ser Sincero, e como todas as letras de suas músicas, tem a forma de um livro de crônicas, repleto de histórias e pensamentos. Livro para ser lido não como alguns dizem, "de um fôlego só", mas sim, ser lido bem devagar, para ser verdadeiramente bebido, palavra por palavra.
Mapas do Acaso não é um livro para ser necessariamente entendido, pois Gessinger é um alguém praticamente impossível de ser compreendido, mas sim apreciado, como uma boa música dos Engenheiros do Hawaii.

Um comentário:

  1. nuss amo engenheiros, gessinger é um gênioo, e tá mto lindão nessa foto, o meu livro ja ta chegando, kk

    ResponderExcluir