terça-feira, 13 de abril de 2010

O Orgulho de ser Brasileiro - Crônica

É 2010 um ano importantíssimo para a história de nosso país. Somos, nesses momentos, todos iguais. Não há rico, pobres, negros, brancos, descendente de indígenas, orientais, católicos, protestantes, evangélicos e Ateus. Somos, em 2010, simplesmente brasileiros. É em anos como esses que exercemos o nosso direito máximo de cidadania. Saímos às ruas para exercer nosso direito, batemos no peito e sorrimos pelo direito que adquirimos ao longo dos anos e séculos. Sentimos orgulho de nossa democracia sólida, que nos possibilita esse orgulho de dizer sou brasileiro, onde quer que vamos.
            Somos respeitados onde quer que cheguemos, seja nos Estados Unidos, Europa, Ásia, África ou nas Arábias, pois todos sabem o poder que somos, da enorme e sólida democracia que constituímos. Esquecemos as diferenças, pois somos um só povo, uma só Nação, pois somos Brasileiros.
            No Grande Dia da Democracia Brasileira acordamos nas primeiras horas da manhã e saímos de nossas casas em direção ao Templo, ao local onde exercemos o nosso Direito Maior. Chegamos, enfrentamos filas quilométricas, mas esperamos pacientemente para fazer valer a nossa voz. E quando chega a hora, no momento derradeiro, sentados à mesa de um bar entre os amigos, que soltamos aquele grito de gol que estava atravessado em nossa garganta, somos, mais do que nunca, brasileiros, e sentimos orgulho disso;
            O quê? Democracia? Mesa de bar? Gol? Mas eu não estava falando em eleição? Ah, sim, é mesmo, também tem eleição presidencial em 2010! Já tinha até me esquecido!
            Mas o que importa mesmo é que esse ano tem Copa do Mundo. Ah, Copa do Mundo! E é nessa época em que vestimos a nossa camisa, nosso verdadeiro manto sagrado, batemos no peito e falamos com orgulho: sou brasileiro.
            Ano em que depositamos todas as nossas fichas num único homem, no nosso camisa 10, pois ele (e só ele) governará o nosso país, ostentará a nossa bandeira e vencerá as eleições (oh, digo, Copa do Mundo!). Ele carrega consigo toda a esperança de um povo, de mudanças, de melhorias, de refinado toque de bola, de virada de jogo e de gols de placa. Ele representa o nosso país porque nós o elegemos. Mas ele não trabalha sozinho (apesar de ser o representante maior de nosso povo). O Camisa 10 possui toda uma série de assessores, ministros da bola, deputados e senadores da Seleção, que elevam o nosso país ao lugar mais alto, sempre pra frente, em busca do gol.
            É 2010, o nosso ano da virada, portanto vote consciente, escolha bem o nosso Camisa 10, mas sem esquecer os laterais, zagueiros, meio de campo, centro-avante, goleiro...

3 comentários:

  1. Muito bom! Digno de vestibular ou concurso!

    Abraçooo!

    ResponderExcluir
  2. Ei...está otimo!
    voce leu meus pensamentos!
    incrivel!

    ResponderExcluir
  3. vlw Muiito legal vou pegar isso pra passar no concurso de portugês !

    ResponderExcluir