segunda-feira, 12 de abril de 2010

Educação Siberiana - Livro da Semana

um livro interessante, sem dúvida, mas sob o ponto de vista literário, pouco envolvente e, por vezes, até cansativo.

o livro é bem escrito, sem dúvida, mas ele "soa" excessivamente jornalístico, muito mais como um relato, como uma biografia do que como qualquer outra coisa. lógico que o pano de fundo do livro é para ser assim, mas a obra é catalogada como "ficção", e, na minha opinião, nesse quesito, "Educação Siberiana" deixa muito a desejar.
obra esclarecedora, com um relato histórico, cultural, sociológico muito bem explorado. lê-lo me foi agradável, mas como eu sou um leitor de literatura...

um livro interessante, que eu indico para quem gosta de relatos, de conhecer, estudar e compreender estilos de vida, valores e culturas (lendo o livro como estudiosos da área de sociologia e antropologia, principalmente).

em "Educação Siberiado" o autor relata muito mais do que do que sua infâncias, suas memórias em meio a uma sociedade composta basicamente por criminosos. Nicolai Lilin, em sua obra, nos presenteia com um relato vívido de uma sociedade e seus valores, com sua cultura, sua forma de vida, suas crenças e seus simbolismos.
a obra acompanha toda a trajetória de Nicolai, desde a sua infância, quando os valores e a cultura de sua sociedade lhe são apresentados, sua adolêscência, com seus primeiros delitos, até a fase adulta.

agora, o livro é, como eu disse anteriormente, interessante como um relato biográfico, excepcional para ser uma obra de estudo antropológico e sociológico, mas fraco no tocante a literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário