segunda-feira, 5 de abril de 2010

Um Hotel na Esquina do Tempo - Livro da Semana

um livro surpreendente e belíssimo, não só pela singela, delicada e comovente história de amor, mas pelas histórias de vida que eles nos passa.
uma história de amor marcado pelo preconceito, mas que resistiu, e que foi separada por uma guerra, mas ressurgiu (na verdade, nunca deixou de estar presente).

escrito com uma delicadeza que envolve o leitor do início ao fim, "Uma Hotel na Esquina do Mundo" narra a história de Henry Lee, um jovem chinês que se vê, ainda tão jovem, sozinho no mundo. seus pais não falam com ele e é obrigado a estudar numa escola em que praticamente só estudam meninos e meninas brancas, caucasianas, sendo ele o único chinês. no bairro onde mora ele não tem amigos ou conhecidos. seu pai, um homem autoritário, não o ouve. mas eis que encontra companhia em um alguém que menos espera: uma garota japonesa.
nessa época, a China estava em guerra com o Japão, e o pai de Henry, um "ultrachinês", nutre um ódio por todos aqueles que umilharam seu povo, e o menino não pode falar de sua amizade com uma "inimiga" em casa.
mas o menino, mesmo imbuido de algum preconceito para com o povo inimigo do país de seus pais, começa a sentir algo brotar em seu peito sempre que encontra aquela tão tímida menina, e os dois passam a ser cumplices um do outro, amigos inseparáveis, mas o sentimentos que nutrem um pelo outro logo se transforma, se tornando em algo diferente, como jamais haviam sentido.
juntos eles vivem uma vida cúmplice, em que ele tem que esconder tudo dos próprios pais, e juntos veem os primeiros estragos que uma guerra, mesmo tão distante deles, pode fazer.
os Estados Unidos declaram guerra ao Japão e os nipo-americanos são um alvo de preconceito e preocupação para o povo americano. são retirados de suas casas e realocados em "campos provisórios".
os dois jovens, um chinês e uma japonesa, são separados, mas o sentimentos que nutrem um pelo outros os reaproxima. a guerra os separa, mas o amor os aproxima.
poderá a distância, o preconceito e uma guerra separar dois jovens corações apaixonados?
leia em "Um Hotel na Esquina do Tempo" o que uma guerra é capaz de fazer, e o que o amor é capaz de resistir.

Um comentário:

  1. De fato, o autor consegue imprimir uma singeleza impar no romance. O livro é simples e envolvente.

    ResponderExcluir