domingo, 27 de dezembro de 2009

Senhor & Servo - um raio que caiu duas vezes no mesmo lugar, sobre um mesmo leitor



Reza a lenda que um raio não cai no mesmo lugar duas vezes. Na literatura, essa é só uma lenda, pois há exemplos e mais exemplos de escritores geniais que “fulminaram” seus leitores com magníficas obras e há, também, o caso de numa casa só caírem três grandiosos raios, onde surgiram três das mais importantes escritores da literatura inglesa e mundial: as irmãs Brönte. Nessa casa, todas as três filhas tornaram-se escritoras e produziram obras-primas da literatura mundial. A Emily, talvez a mais famosa, ficou célebre por O Morro dos Ventos Uivantes, enquanto a Charlote por Jane Eyre, enquanto a irmã mais nova, menos conhecida pelo público brasileiro, escreveu o genial, forte e marcante A Moradora de Wildfell Hall.
            A literatura mundial está repleta de exemplos desse tipo, de raios que caem numa mesma casa e família, de tempestades de raios que caíram (que saíram, na verdade) da mente criativa de um único escritor.
            Há alguma semanas (verifique entre as postagens mais antigas), eu coloquei neste blog um texto falando de minha surpresa por ter descoberto, tardiamente, é verdade, a magnífica obra de Tolstoi, Felicidade Conjugal. A leitura daquele livro foi, para mim, como um raio que me tivesse fulminado, deixando-me inteiramente pasmo, a mercê de tamanha descarga emocional de que tal história possui. Livro de uma delicadeza rara, de uma sensibilidade sem precedentes na literatura mundial. E eu, que julgava tão conhecedor de Tolstoi, leitor apaixonado por suas obras-primas Guerra e Paz e Anna Karienina, me rendi inteiramente àquela tão singela história de amor. Foi uma grande “surpresa literária” para mim a leitura de Felicidade Conjugal. Mas eis que o ano de 2009 ainda guardava uma outra enorme surpresa para mim. Quando eu julgava o ano já terminado, quando já tinha recebido o meu “raio”, eis que cai um outro, enviado dos “céus literários” pelo mesmo gênio: Tolstoi. Foi a leitura de Senhor & Servo – e outras histórias que me atingiu, tal qual um raio, no final deste ano.
            É Senhor & Servo – e outras histórias um livro de contos, dos mais belos e marcantes da literatura mundial. Livro com “apenas” três pequenas histórias, que o leitor, ao terminá-lo, sente-se tão desnorteado (a sensação que temos quando atingidos por um “raio literário”) que não sabemos dizer qual das histórias foi a mais marcante e impactante, que desencadeou a maior energia dentro de nós, seres humanos, leitores, apaixonados. O livro é composto pelos contos Senhor & Servo, O Prisioneiro do Cáucaso e Deus Vê a Verdade, mas custa a Revelar, que são completamente diferentes uma da outra, mas que têm em comum a incrível carga emocional, a surpresa guardada até o último instante como só os grandes gênios da literatura mundial conseguem guardar. Até o último conto, de caráter profundamente teológico e reflexivo, guarda surpresas além daquelas que o leitor poderia esperar de um texto dessa natureza.
            Livro forte, marcante, intenso e surpreendente, foi Senhor & Servo – e outras histórias o segundo raio que me atingiu, em cerca de dois meses, nesse ano de 2009.
            E que venha 2010, repleto de grandes livros, pois estou, como leitor, pronto para ser fulminado por uma tempestade de raios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário