domingo, 20 de dezembro de 2009

O Solista - Livro da Semana

 
Steve Lopez é um jornalista que trabalha para um dos mais importantes jornais do mundo, o Los Angeles Times e passa intermináveis horas do seu dia em busca de assuntos que escreve em sua coluna. Passa longas horas do dia na sede do jornal e outras tantas nas ruas da cidade, em meio ao trânsito da metrópole, quando, num desses momentos, mesmo com tanto barulho ao seu redor, escuta algo mais forte que a buzina dos carros e a zoada daquele mundo que o cerca: escuta uma bela música, intensa, vibrante e cheia de vida como ele nunca havia escutado antes. Guiado por tão divina música, o jornalista a persegue entre carros, passando por ruas estreitas e largas avenidas, até encontrar aquele que a executa com tamanha maestria. Para sua grande surpresa, quem a toca não é um música sobre um palco, vestido de maneira impecável, tendo a sua frente uma platéia pronta a aplaudi-lo ao último acorde, mas sim um mendigo, que embora esfarrapado, porta-se com dignidade e toca sua música para uma platéia invisível, em meio às pessoas que passam em seu ritmo frenético do dia-a-dia sem ao menos lhe prestar atenção. O jornalista se aproxima, como que hipnotizado por tal homem, por tão bela música e fica a contemplá-lo. Quando este acaba, que se vê observado, sua primeira reação é de estranhamento, de medo. O outro vê naquela tão singular figura, aquele sobre quem pode escrever em sua coluna para o jornal. Mas o que nenhum dos dois sabe, ainda, é que daquele primeiro encontro começa a surgir uma amizade, uma relação tão forte e intensa, em que cada um, perdido em seu mundo, está prestes a se reencontrar, a redefinir seus rumos.
            O jornalista inicia, então, a escrever uma série de textos, e quanto mais escreve, quando mais se envolve, mais se vê como parte integrante da história daquele homem, que fora um promissor músico, que estudou numa das mais respeitáveis escolas de música do mundo, a Juilliard, mas que, no seu segundo ano de curso, por problemas mentais, talvez provocados ou desencadeados por não ter podido suportar a pressão em um mundo tão elitista, em que ele era o único negro de origem mais humilde, acabou tendo que largar os estudos.
            Nathaniel Ayers, ao sair da escola de Juilliard, largou não só os estudos, mas a si mesmo, deixando para trás sua família, amigos, um futuro, uma vida, e passou a viver nas ruas de Los Angeles, sem ninguém, até que encontra (e é encontrado) por Steve Lopez, que o ajuda enquanto é ajudado.
            Muito mais do que um livro sobre amizade e música, este é um livro sobre vida.
            O Solista, a história real do encontro, da amizade entre Steve Lopez e Nathaniel Ayers, além de um livro belíssimo, ganhará uma adaptação para o cinema, dirigido por Joe Wright, mesmo diretor de Orgulho e Preconceito e Desejo e Reparação, tendo como atores principais Jamie Foxx e Robert Downey Jr.


Assista ao treiler do filme clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário