domingo, 6 de setembro de 2009

é possível uma pessoa iniciar sua "vida de leitor" com a leitura de livros clássicos da literatura mundial?

não existe uma resposta definitiva, uma espécie de lei que nos permita responder a este questionamento com uma aboluta certeza e convicção, pois cada leitor é UM leitor.
embora eu ache que determinados livros, tidos como clássicos, são "intragáveis" se forem lidos sem uma certa bagagem e conhecimento literário e de mundo, quando não se tem ainda desenvolvido o hábito da leitura, acredito que por outro lado existem determinados títulos perfeitamente adequados para se iniciar a pessoa, o leitor em questão, no hábito da leitura. acredito que a leitura de determinados autores, como o Alexandre Dumas, pai, pode ser perfeitamente indicada para se iniciar o leitor não só no hábito da leitura, mas inicia-lo na leitura dos clássicos. além dele, autores como Robert Louis Stenvenson também pode ser perfeitamente indicaco, Walter Scoot, em sua obra mais conhecida, Ivanhoé, também, além de Arthur Conan Doyle, que não é só um autor clássico de leituratura policial e de mistério, mas tornou-se uma grande referencia, um grande clássicos da literatura mundial, além de muitos outros de linguagem fácil, agradável e com a natureza da história com tons de aventura e mistério.
eu poderia me deter aqui por horas a fio, indicando livros e autores clássicos que poderiam ser utilizados como uma "iniciação à leitura", mas não cabe à ocasião fazer isso.
em contrapartida com tudo o que disse de favorável, existem livros e autores clássicos que não são, em absoluto, recomendáveis para se iniciar uma pessoa no hábito da leitura. lógico que há exceções, mas, de maneira geral, eu não os indicaria quando o leitor não tem "conhecimento de mundo" suficiente para se debruçar sobre determinadas obras e autores. é o caso de grandes clássicos, talvez dos maiores da literatura mundial, como "Dom Quixote", "A Divina Comédia", "Os Lusiadas", obras de Shakespeare, "Eneida", entre outros.
no entanto, apesar dessas obras, referencia na literatura mundial, sejam indispensáveis para a formação cultural e intelectual de um leitor, não se deve, em hipótese alguma, menosprezar livros e autores da literatura contemporanea no início da "vida de leitor".
é mérito de alguns autores, como J.K.Rowling, por exemplo, em sua aclamada série "Harry Potter" ter iniciado milhões de leitores em todo o mundo. o livro em si, pode não ser literariamente nenhuma obra-prima, mas possui o mérito de prender o leitor, de instigar sua curiosidade, de mante-lo vidrado a primeira a última página de cada livro da série. depois de "Harry Potter", o leitor, já mais madura, com certeza irá procurar outros livros do mesmo gênero, fantasia, e talvez acabe esbarrando com os de um autor referencia dentro desse gênero, tido como o clássico, como J.R.R.Tolkien. e depois da leitura deste, aí um mundo literário, apenas, é pouco para tal leitor.
existem casos de leitores que iniciaram suas "vidas de leitor" lendo Paulo Coelho (como é o meu caso), mas que, após a leitura desse autor, buscaram outros mundos, outros autores, outras obras, tornando-se mais seletivos e entrando, pouco a pouco, no mundo dos clássicos.
o importante, talvez, não seja com quem você comece, mas sim o fato de começar a ler. depois que se inicia, aí, cada um, por si só, dependendo de seus gostos, de suas predileções literárias, irá procurar seu próprio mundo.
no entanto, uma coisa é indiscutível: a pessoa, não importa que caminho tome, acabará, mais cedo ou mais tarde, topando, em seu caminho, com um livro, com um autor "clássico", que lhe abrirá um mundo com novas perspectivas de leitura.

2 comentários:

  1. Concordo inteiramente com você Arlindo. Independe muito essa noção de clássico ou não, o que importa é tomar gosto pela leitura. Eu demorei muitos anos para ler um livro sem figuras, e quando comecei não parei mais. Fui atrás dos clássicos em minha adolescencia, pois fui um dos poucos de minha sala no ginásio que gostou de ler machado e outros livros do śeculo XIX brasileiros, lguns não tão clássicos, mas cmomo são antigos, recebem essa alcunha (imerecidamente)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Neto. Suas colocações são de extrema importância. Não importa quem ou qual obra nos iniciamos no mundo da literatura, desde que a partir dela, como você mesmo disse, passemos a nos abrir para novos caminhos literários.
    Dumas é uma boa opção na a iniciação no mundo da literatura justamente porque os temas de seus romances universais. A maioria de suas histórias mistura aventura, suspense, tramas de perder o fôlego e períodos históricos, que prendem a atenção e aumentam a imaginação do leitor.
    O importante é fomentar a leitura e por conseguinte, a cultura, num país que estatisticamente lê pouco.
    Abraços

    ResponderExcluir