quarta-feira, 25 de junho de 2014

Literatura, afinal de contas, para que serve?



Para que serve a literatura? Se analisarmos friamente, a literatura não tem, definitivamente, uma finalidade prática! Assim sendo, para que ler, por que se deleitar com textos estéticos, artístico, literários?
Muito mais interessante é se dedicar às leituras dos textos técnicos e estudos de engenharias, uma vez que construir prédios, montar máquinas, entender mecanismos eletrônicos é bem mais edificante do que se entender os mecanismos que fazem funcionar cada engrenagem da alma humana. Muito mais cívico é ler e se dedicar ao estudo do Direito, decorando-se todas aquelas leis que regem a sociedade, uma vez que a literatura não nos ensina isso, limitando-se, apenas, ao ensino, indireto, das leis que regem o homem, ensinando-lhe o lugar que lhe é de direito no mundo. Alguns se dedicam aos estudos das plantas, aprofundando-se nas leituras dos textos de Botânica, afinal de contas são muito mais importantes do que entender as nossas próprias raízes. Outros adotam como única leitura e estudo os números, às fórmulas matemáticas, pois são sempre exatas e seguras, não havendo margem alguma, nunca, para questionamentos; já a literatura, por tratar do ser humano tal como ele é, mostra e expõe a sua inexatidão, demonstrando que por isso mesmo o ser-humano é tão fascinante. Fascinante é o estudo, sem dúvida, da astronomia, que pode nos levar a conhecer tanto sobre os outros mundos e o universo que habitamos, já a literatura, tão limitada, só nos fala do mundo e universo que somos, mas que sequer nos damos conta. Importante, sem dúvida, é o estudo e entendimento da meteorologia para que possamos entender os ciclos das chuvas e correntes marítimas e dos ventos, mas vez que a literatura, como sempre, só fala sobre os ciclos da vida. É muito mais interessante se estudar e conhecer os movimentos da Terra em torno do Sol e do planeta em torno de si mesmo, para se entender os ciclos das estações do ano, do que se ler literatura, que só fala das estações do homem, demonstrando que temos períodos que desabrochamos tal qual as flores na Primavera, que somos frios e nos despimos como as árvores no Outono, que somos calorosos como o Verão ou tormentosos e chuvosos como o Inverno. Gastronomia é essencial, pois com ela aprendemos a arte e o preparo dos alimentos que nos nutrem o corpo, enquanto a literatura cuida do alimento filosófico da vida. Física é importante se estudar para e conhecer os estados da matéria, enquanto a literatura, tão pobre, só fala dos estados da alma humana. Importantes, no que tange às letras, é se estudar a gramática e as estruturas sintáticas do texto, o que aproximam a língua de uma Ciência Exata, pois a literatura, rebelde, só serve para quebrar com as regras e dotar de caráter humano e artística as Letras. Mas mais importante de tudo é se estudar a Medicina, deixando-se de lado a literatura, uma vez que esta Ciência Médica cura o corpo do homem, já a outra, em sua pequenez, só lida com a alma humana, apresentando curas para suas doenças.
Tudo, todas as áreas de conhecido, todas as pomposas leituras técnicas são mais objetivas, são mais exatas, enquanto a literatura, tão pobre, é subjetiva, é inexata. São leituras e conhecimentos bem mais importantes e interessantes do que a literatura, pois elas são bem mais abrangentes e falam do mundo que nos circunda, da sociedade em que vivemos. Não trata, a literatura, de peças e engrenagens, das leis que regem a sociedade, das plantas, da exatidão dos números, de planetas, mundos e universo, de correntes marítimas e de ventos, das mudanças das estações do ano, do preparo dos alimentos, dos estados da matéria, das regras gramaticais ou das doenças do corpo, pois ela se limita só e unicamente ao homem, da sua edificação, do seu lugar no mundo, das descobertas de suas raízes, sua inexatidão, complexidade de si mesmo, do seu universo, das mudanças de seus estados de espírito e estações ao longo da vida, do alimento e estado da alma, da quebra das regras e, acima de tudo, da cura de sua alma.
Realmente analisando e comparando sobre todas estas óticas, a literatura não serve para muita coisa, não possui uma única finalidade prática, é incapaz de apresentar resultados claros e imediatos, e, além de tudo, ela é incapaz de mudar o mundo, como tantas outras ciências e áreas do conhecimento, já que se foca só e unicamente no homem, no entanto, este, quando consciente, quando munido da sabedoria e sensibilidade que só a literatura pode lhe proporcionar, pode, sim, mudar um mundo, seja o seu, seja o de quem está ao seu redor, seja todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário