domingo, 15 de julho de 2012

O homem que ouvia a música

A música tocava tão longe, trazida pelo vento, mas, mesmo assim, ele conseguia ouvi-la, distinguir suas notas e dançar ao seu harmonioso e meloso só. Dançava só, pois as outras pessoas não ouviam a música, e o julgavam louco por agir daquela maneira. As pessoas tinham medo dele, de sua loucura quando dançava e, com as mãos, reger a orquestra que só ele ouvia tocar.
Sem saber o que fazer para tirá-lo daquele devaneio, resolveram interná-lo, trancá-lo dentro de um quarto acolchoado, isolado de tudo e de todos, onde não pudesse escutar música alguma e sua dança não incomodasse ninguém. Mas no quarto onde fora confinado, havia uma janela por onde entrava uma tênue luz e vento; e o vento trazia em suas mãos, segurando com tanta delicadeza, a música, que embora mais distante, agora, ele ainda podia ouvir, e para isso bastava fechar os olhos e se concentrar. A música não parava de tocar, nunca, mas era só a noite, quando tudo mais ficava em silêncio ao seu redor, que ele a escutava mais alto, que fechava seus olhos e se deixava conduzir por suas notas. Levantava-se, abria os braços e se deixava levar, dançando, girando em todos os cantos de seu catre.
De Louco-Mais-Que-Louco ele foi chamado, e tratado como tal. Pegaram-no e amarraram suas pernas e braços para que não mais pudesse se mover e dançar e o jogaram num outro quarto, menor onde a luz entrava apenas por uma fresta quando o sol nascia e onde o vento era só um sopro que mal se notava. Ali ele ficou por dias a fio, completamente imóvel, no mais profundo e completo silêncio, com todas aquelas amarras lhe prendendo o corpo. Mas o vento, inclemente mas paciente, conseguiu, com seus dedos, aumentar a brecha por onde entrava, soprando cada vez mais, dia a dia, com mais força, até que da brecha se fez um espaço onde podia entrar e circular livremente, levando ao homem a música, convidando-o para uma dança. Ele, cujos músculos estavam ficando rígidos, com uma força sobre-humana, levantou-se e libertou mais do que seu corpo, mas sua alma daquelas amarras, e dançou livremente, girando em círculos em torno de si mesmo.
Loucos, mais loucos do que aquele homem, não sabendo mais o que fazer nem como agir com relação àquela homem, resolveram tomar atitudes drásticas, experimentando tratamentos extremos a fim de libertá-lo daquela loucura. Além de prenderam com correntes seus braços e pernas, aprisionaram sua alma. Levaram-no para uma sala isolada, escura, insalubre, no alto de uma torre, e ali o trataram para libertá-lo daquele mal que o assolava. Dia após dia, pessoas e mais pessoas experimentavam diversos métodos de cura, até que o homem realmente ficou fraco a ponto de não conseguir mexer um único dedo. Quando chegou a esse ponto, julgaram-no curado e proclamaram aos quatro cantos do mundo que haviam descoberto a cura para a mais extrema e perigosa das loucuras.
Com a loucura tendo sido curado e o homem minguando, com a alma lhe fugindo por entre os dedos, tentaram descobrir qual era a música que ele ouvia, que o vento lhe trazia, e qual era aquela dança que dançava, com passos tão aleatórios, difíceis de se entender. Tal foi a surpresa, quando o homem, tão fraco, com o pouco de sopro que ainda lhe restava de vida, lhe disse, num sussurro:
- Eu escutava apenas a música da natureza e dançava abraçado à vida – falou ele e fechou os olhos, dando um último suspiro.
Quando tudo o mais ficou em silêncio, as pessoas que estavam ao seu redor começaram a ouvir, de longe, trazida pelo vento, um som, que parecia indistinguível de tantos outros sons a princípio, mas que pouco a pouco foi se intensificando e se tornou uma música. Embaladas, elas deixaram se levar, ouvindo a música e começaram a dançar, umas com as outras, e umas sozinhas, aquele que era o último acorde da música tocada especialmente para aquele homem que fora o primeiro a ouvir e a dançar aquela música e ousou dançar tendo como par a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário