sábado, 25 de dezembro de 2010

Confraternização de Fim de Ano da empresa


Confraternização de empresa no fim de ano é tudo igual. Todo mundo tem o direito de encher a cara, até aquele diretor-gerente-superintendente-geral-da-empresa, que veio diretamente da capital para aquela ocasião, está de porre antes mesmo de começarem a servir o churrasco. Só quem não bebe é o famoso puxa- saco, que sempre tem uma desculpa pronta, quando alguém lhe oferece um copo de cerveja.
            - Não posso. Estou tomando um remédio e... sabe como é: se beber, acabo cortando o efeito do medicamento.
            Ou responde com algo do tipo:
            - Não posso beber porque vou dirigir.
            Quando, na verdade, ele está louco para tomar aquele porre, mas não o faz simplesmente porque tem que zelar pela empresa, impedindo que o gerente, em um devaneio alcoólico, dê um aumento para toda a equipe ou promova um faxineiro a supervisor de compras, coloque aquela vendedora mais bonita como sua secretária particular, enfim, que cometa alguma loucura.
            Esse é um evento esperado por todos, durante todo o ano. Tem sempre aquele que finge estar completamente bêbado, só para chegar junto da mulher mais bonita da empresa, esperando que ela esteja realmente bêbada e lhe dê bola, tem sempre aquele outro que só em ocasiões como aquela, em que se perdeu a completa noção do ridículo, resolve cantar uma música no karaoquê, ou aquele solteirão que, agora que está bêbado, solta a franga e resolve liberar o seu lado Marilyn Monroe, e começa a cantar aquela música de Rosana: “Como uma Deusaaaaaaaa”!, que, mesmo todos o tenham visto, ele vai negar até o fim de seus dias ter feito isso, tem aquele bêbado chato, que não deixa ninguém quieto, tem aquele comediante, que conta as piadas mais sem graça e ridículas do mundo, das quais todos riem, pois estão mais bêbados do que ele, tem aquele bêbado falastrão, tem o que vive chamando todo mundo para uma conversa particular, “para contar um segredo”, que todos, sem exceção, no fim da festa, vão saber do que se trata, pois ele o contou a todos. Enfim, confraternização de fim de ano da empresa é uma maravilha. Todo mundo bêbado, com a exceção do puxa- saco.
            Tudo é permitido, exceto falar de trabalho, embora tenha ficado explícito que todos os relatórios de fim de ano deverão estar preenchidos e serem apresentados ao chefe no dia seguinte, que vai estar de ressaca, com aquela dor de cabeça e com um mau-humor dos infernos, mas que, mesmo assim, vai perceber o mínimo erro no relatório e vai mandar o funcionário fazer tudo de novo.
            Tem sempre aquele metido a esperto que está só esperando uma oportunidade para pedir um aumento ao chefe de setor ou aquele outro que pretende pedir um emprego para um primo que ficou desempregado naquela semana, ou o que deseja, como quem não quer nada, pedir uma promoção, pois aquele que ocupava anteriormente o cargo almejado foi remanejado para um outro setor.
            E eis que chega a hora mais aguardada e mais temida por todos nas confraternizações: os sorteios e trocas de presentes do amigo secreto. Tem sempre aquele que aparece reclamando que nunca ganha nada em sorteio, mas que sempre ganha algo, tem sempre aqueles que ficam de olho no maior embrulho, achando que ali está o melhor presente, e que, no final, acabam sem levar nada, tem sempre um alguém mais empolgado, responsável por conduzir o sorteio, achando que assim atrairá boa sorte para ganhar algo. Na hora da entrega dos presentes do “amigo secreto”, é um caos total. Tem sempre aquele que diz que não conhecia a pessoa que tirou e que teve que recorrer à “lista de sugestão de presentes”, tem aquele suspense que se faz, com as pessoas dando as dicas e tem sempre aquele que fica ansioso, imaginando que, por alguma infelicidade, vai ficar sem presente, pelo simples fato de terem errado na hora de entregar os nomes, e acabaram esquecendo de colocar o dele. Tem gente que recebe dois presentes e tem gente que não recebeu nenhum, tem gente que recebe presente bom, mesmo tendo dado um ruim, tem aquele que deu um presente ruinzinho e recebeu o melhor, do diretor da empresa, tem gente que tem que fazer cara de ter adorado o que recebeu, embora tenha ficado com vontade de jogá-lo fora no cesto de lixo mais próximo e tem aquele que gostou tanto que, num surto eufórico, sai beijando seu “amigo secreto” e depois faz questão de mostrar o que recebeu para todo mundo.
            Também tem todas aquelas fotos, que logo vão estar em álbuns do Orkut, com pessoas sérias fazendo aquelas caras que as deixarão envergonhados pro resto da vida. Tem aquela foto do puxa-saco ao lado do chefe, que tão logo seja colocado no Orkut, todos farão questão de comentá-la, pondo palavras nem sempre muito amistosas, repletas de ironia.
            Mas festa de confraternização de empresa que é festa de confraternização de empresa não pode acabar sem o tão aguardado discurso do chefe, que mesmo estando tão bêbado quanto um gambá, tem um instante de sobriedade e profere um discurso sensato, falará de metas, agradecerá o empenho da equipe e irá tocar no assunto “novos desafios” e que, ao acabar, será aplaudido por todos, mas ninguém estará tão entusiasmado quanto o puxa-saco, que baterá palmas de tal forma por tanto tempo (sendo o último a ainda bater palmas quando todos já tiverem acabado) e irá chamar a atenção de todos.
            Tem criança (filha de funcionário) chorando, esposa de funcionário chamando para ir embora, reclamando de cansaço, que terá muito trabalho (em casa) a fazer no dia seguinte e tem sempre aquele bebum que faz o maior escândalo e que correrá o risco de ser demitido na primeira oportunidade.
            O legal disso tudo é que no final, quem vai pagar mesmo toda a conta é a empresa, por isso todos fazem questão de comer e beber tanto, até as mulheres (secretárias) que vivem de dieta o ano inteiro abrem uma “exceção especial para aquela ocasião”. Mas nem tudo são flores, pois no dia seguinte tem expediente e o chefe não quer saber de festa, não, e irá cobrar como nunca, querendo compensar todo o gasto que a empresa teve com a festa de confraternização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário