sábado, 20 de novembro de 2010

Amizade, o sentimento que sustenta o homem

Se o amor é o sentimento que move o homem, a amizade é o que o sustenta.
Assim como o amor, a amizade pode acontecer entre quaisquer pessoas, em qualquer lugar. Pode ser numa fila de banco, num corredor de ônibus, numa sala de aula, num ambiente de trabalho e até mesmo pela internet e sempre começa de uma conversa despretensiosa, que tinha tudo para durar apenas cinco minutos, mas perdura por toda uma vida. Amizade não tem preconceito, não tem cor, não tem idade. Amizade não tem explicação, mesmo por que não se busca isso numa amizade. No amor, até muitas vezes há um questionamento do tipo: “ah, por que amo tal homem?”, “por que e como fui amar de tal forma tal mulher?”. Na amizade, se é amigo, e ponto.
Não existe intensidade para se medir uma amizade, não existe (embora muita gente afirme isso) um melhor amigo; pode até existir um amigo mais próximo, um alguém com quem se tem uma maior afinidade, mas todos são igualmente amigos.
Quantas vezes não vemos ou não falamos com um amigo há anos, e quando os reencontramos tem-se a impressão de que se esteve com ele há dois dias? Quantas vezes não vemos uma pessoa há apenas uma semana e, quando o reencontramos, o abraçamos de tal forma como se fosse uma saudade tão intensa que já perdurava por séculos? Amizade é isso, não há tempo.
Muitas vezes, temos amigos que muitas vezes nem percebemos, mas que estão e sempre estiveram ali, presentes, como os pilares de uma construção, como os pilares responsáveis pela sustentação do homem, fortes, inabaláveis.
Há quem diga que por trás de um grande homem sempre há uma grande mulher, eu ouso afirmar que ao redor de um grande ser humano há amigos.
Amigos estão sempre presentes quando mais precisamos, e até mesmo quando não os percebemos, eles estão ali. Pensamos neles quando não pensamos. São as vozes que escutamos quando estamos em silêncio, são o silêncio do respeito, da paz, quando mais precisamos, são companhia mesmo quando estamos sós. Solidão não existe quando se tem amigos, pois eles nunca nos deixam estar e nos sentir sozinhos, mesmo quando estão distantes de nós.
Sempre há um bom ombro amigo por perto. Sempre há um abraço acolhedor de um amigo quando mais precisamos dele. Amigos têm esse dom, de estarem sempre perto. É uma espécie de premonição, uma ligação inexplicável que há entre as pessoas. Não há, talvez, nada que melhor defina a amizade do que calor. Sim, calor! Quando estamos perto de um amigo não há frio, pois reside nos braços, ombros e abraços de um amigo uma inesgotável fonte de calor, sempre pronta a nos acolher.
Amigos não precisam de palavras para se comunicar, um simples olhar basta, um sorriso estampado no rosto diz tudo, uma lágrima diz muito. Os ouvidos, sempre prontas para ouvir, têm uma a paciência inesgotável, e em suas bocas, em suas palavras, reside a sabedoria. Amigo, teus sobrenomes são sabedoria e paciência.
Muitas vezes te magoamos, amigo, por motivos diversos, por não lhe termos dado ouvidos da mesma forma que nos destes, mas não o fazemos por mal. Entenda-nos, por favor, compreenda  nossa natureza falha, humana. Somos todos humanos, falhos, erramos e pecamos, enquanto tu, amigo, és feito de natureza divina.
            Não se existe ex-amigo, pois amizade, quando verdadeira, não cessa, mesmo quando ambas as partes se magoaram, quando se machucaram. Amizade é como um fogo sagrado, de fonte inesgotável, que transmite infinito calor e luz. Há rusgas, há magoas, sim, entre amigos, mas há, acima de tudo, perdão, compreensão e respeito mesmo nas palavras não-pensadas proferidas.
            Amizade é como um verdadeiro amor, é pra sempre, é para toda uma eternidade. São sentimentos que muitas vezes se confundem, que se metamorfoseiam um no outro, mas que nunca deixam de ser uma espécie de amizade, que nunca deixam de ser uma espécie de amor.

2 comentários:

  1. as boas e sinceras amizades grorificam a vida, e nos empurram para frente... um abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabeens pelo beloo texto, gosteei muito.
    mas não ha como não dar destaque para essa frase: "Somos todos humanos, falhos, erramos e pecamos, enquanto tu, amigo, és feito de natureza divina."

    ;**

    ResponderExcluir