domingo, 1 de agosto de 2010

Sem Saída - Livro da Semana

George Pelecanos é considerado, pela crítica e público, como um dos maiores romancistas policiais da atualidade. Seus livros foram traduzidos para vários idiomas e publicados nos quatro cantos do mundo e se tornaram verdadeiros clássicos dentro do gênero policial. No entanto, seu em mais novo livro, Sem Saída, recém-publicado no Brasil pela Editora Planeta, o autor referência em romances policiais, muda seu gênero e explora um drama social, dotando o livro de uma tensão e de uma forte carga emocional, que traga o leitor, mantendo-o preso do início ao fim da história.
            Sem Saída narra a história de um jovem menino branco, Alex Pappas, que, no ano de 1972, estuda numa universidade e tem o sonho de se formar e se tornar um escritor. Não quer saber de problemas e vive boa parte da vida entre a universidade e a lanchonete do pai, onde trabalha. Seu pai tem o desejo que seu filho herde o negócio, mas Alex tem outros planos.
            Ainda jovem, Alex torna-se amigos de outros rapazes brancos, que o levam para um passeio num bairro negro do subúrbio de Washington. Alex vai sentado no banco de trás e só percebe as intenções de seus amigos quando o carro para num sinal vermelho, na entrada do bairro. Ele, mesmo querendo saltar do carro, resolve ficar onde está e vê quando o amigo dirige o carro até bem próximo de onde estão sentados alguns jovens negros. O vidro do carro é abaixado e Peter, um de seus rapazes brancos, atira resto de comida no jovem negro que primeiro se aproxima e profere insultos racistas. Rindo, o motorista pisa fundo no acelerador para fugir dos negros, que, correm atrás do carro. Sem conhecer as ruas do bairro, Billy, o motorista, acaba entrando num beco sem saída. Quando os três ocupantes daquele carro percebem o erro que cometeram e as graves consequências que podiam sair dali, já era tarde demais. Peter ao ver que o beco não tem saída de um lado e o outro está fechado pelos negros que ofenderam, abre a porta de seu lado e é o primeiro a saltar do carro e fugir. Alex, no banco de trás, está apavorado, mas não foge para não deixar o seu amigo Billy sozinho. Billy desce do carro e vai em direção aos negros, pedindo desculpas, tentando resolver a situação, mas antes de poder argumentar qualquer coisa, recebe um soco no rosto. Caído no chão, grita para que Alex fugisse, mas apavorado, o rapaz não tem tempo de correr. Ao abaixar o banco do carro, colocar o pé para fora e dar o primeiro passo, é alcançado e jogado no chão. Recebe golpes no rosto, mas antes de perder a consciência escuta o barulho de discussões e de um tiro.
            Após aquela fatídica noite, que resultou na morte de um dos rapazes brancos e na prisão de dois negros, o caminho de cada um daqueles jovens toma um rumo diferente, mas o que nenhum deles espera é que tanto tempo depois, mais de trinta anos depois, eles pudessem se reencontrar. A vida de cada um tomou um rumo diferente do que poderia ter sido se não tivesse acontecido aquele incidente. Sonhos foram esquecidos e vidas tiveram que ser refeitas.
            Vingança e ódio passam a conviver lado a lado com o desejo de esquecimento no reencontro entre os envolvidos.
            Livro intenso e cheio de tensão, Sem Saída retrata um drama num ritmo de leitura digno do melhor romance policial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário