quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Salada Russa - Livro da Semana

impressionante como a literatura russa, mesmo quando a julgamos tão conhecida, consegue ainda nos surpreender. e o livro "salada russa", além de nos apresentar textos fantásticos, alguns até bastante raros e pouco conhecidos, ainda nos guarda dois contos de autores pouco conhecidos e falados, Gárchin e Grin.
o livro trata-se de uma breve coletânea de contos, de alguns dos principais escritores russos, do que há de mais significativo na literatura daquele país no século XIX.
o primeiro conto do livro é do pioneiro da literatura daquele país: Puchkin. o conto possui o que é uma característica de muitos escritores russos: a tragédia. a diferença, na história que abre o livro "Salada Russa", é o tom que pode ser interpretado, também, como "cômico".
o segundo conto, de Liérmontov, escritor este tão pouco conhecido no Brasil, é de uma intensidade impressionante, e a história só tem seu verdadeiro desfecho na última linha, prendendo o leitor da primeira à última palavra.
o seguinte é de Turguêniev, escritor conhecido em nossas terras pela obra "Pais e Filhos". seu conto é de uma simplicidade e delicadeza ímpar que, apesar de possuir uma forte carga emocional, de possuir características de um drama, possui uma sensibilidade rara, de uma ternura impressionante.
o outro, de Tolstoi, trata-se do conto "depois do baile", que é relativamente comum em coletâneas de conto do autor. possui tudo que tornou-se a marca do consagrado escritor de "Guerra e Paz" de "Anna Kariênina": conflitos, dramas e finais com fortes tons "não muito felizes".
em seguida aparece o conto de Gárchin, escritor russo tão pouco conhecido no Brasil. pela história, muito forte e marcante, nós, leitores brasileiros, lamentamos enormemente por possuirmos tão pouca coisa desse escritor publicada por aqui.
Tchékhov, o que é considerado o principal contista russo de todos os tempos e um dos mais importantes de toda a literatura mundial, teve seu espaço reservado nesse livro, sendo o único a ter três histórias curtas na obra.
Gorki, escritor que tem como principal marca as história com forte cunho político, apresenta-nos dois textos de uma simplicidade tão pouco conhecida em sua obra. seus contos (são dois os que foram colocados no livro "Salada Russa") são curtos, ternos e delicados.
e para fechar o livro, temos um conto do escritor Grin, este tão conhecido quanto Gárchin. seu conto é de uma força impressionante, com personagens muito bem construidos numa circunstancia marcante, com tons de uma fantasia pouco explorada dentro do universo literário russo e um romantismo de uma beleza ímpar, não só na literatura russa, mas universal.

o livro "salada russa" teve os textos, todos, traduzidos direto do russo por Tatiana Belinky.

Nenhum comentário:

Postar um comentário