domingo, 15 de novembro de 2009

Fahrenheit 451 - Livro da Semana


Escrito por Ray Bradbury na década de 50, o livro Fahrenheit 451 relata a história em um “futuro perfeito”, onde as pessoas vivem uma sensação de paz e felicidade plena, quando se veem livres de quaisquer espécies de questionamento. Vivem suas rotinas sem qualquer preocupação.
            Nessa sociedade de um estado totalitário, os bombeiros atuam como verdadeiros agentes repressores, responsáveis pela queima e destruição da que se tornou a maior arma sediciosa à felicidade das pessoas, justamente por despertarem nelas questionamentos não só relacionados ao mundo que as cerca, mas a forma como o veem e a si próprias: os livros.
             Nesse contexto, conhecemos o bombeiro Guy Montag, um bombeiro fiel a sua causa, ciente de sua responsabilidade para com a sociedade. Responsável, o bombeiro vê se mundo mudar quando conhece sua vizinha adolescente, em que nunca tinha reparado.  Jovem, como que falando a si própria, e o homem, então, percebe a pertinência das colocações e questionamentos dela e começa a dar uma maior atenção ao que a adolescente diz.
            Dia após dia, Guy a encontra, por vezes propositalmente, em outras por um mero acaso, e se dá conta do quão tragado está sendo pelas palavras da adolescente. Mas os encontros entre o bombeiro e a adolescente foram bruscamente interrompidos com a morte dela. Fora atropelada ao atravessar uma via expressa e parara para reparar no céu.
            Deparando-se pela primeira vez com um sentimento de perda (sentimento este que também fora abolido nessa sociedade), foi trabalhar, como todos os dias, e justamente neste dia um chamado urgente o fez se deslocar, junto com todo o seu grupamento, a uma casa onde eram escondidos não só um, mas muitos livros. E no processo de queima, o dono daquela biblioteca recusou-se a sair de dentro da casa, preferindo morrer queimado, junto com seus preciosos livros.
            Essa morte vai surtir um efeito devastador na alma de Guy Montag, e se pergunta o motivo de alguém chegar a dar sua vida por algo como um livro. Adoentado, o bombeiro vê chegar a sua casa seu capitão, que explica as regras que regem aquela sociedade e mostra os porquês dos livros serem tão amplamente combatidos, por representarem uma ameaça a paz e a felicidade das pessoas. No entanto, tais explicações, longe de alcançar os efeitos desejado, deixam no bombeiro um sentimento estranho, com o qual ele nunca havia se deparado. Procura um outro homem, antigo professor, que fora certa vez investigado por suspeita de possuir livros em sua residência e por agir em prol da propagação de livros e de levantar questionamentos às pessoas e ao mundo que o cerca, e, com os olhos abertos, vê o erro que tem cometido ao longo de todos aqueles anos de serviço à sociedade na queima de livros.
            Guy Montag, de agente repressor, passa a agir como um daqueles que justamente combatia e se vê perseguido pelo Estado por que havia lutado até então.
            Um livro intenso e perturbador, Fahrenheit 451 representa um marco na literatura do século XX, não só dentro do gênero de ficção científica, mas de toda a literatura, por ter sido dos pioneiros e abordar os temas a que aborda e por representar o primeiro livro a pintar um futuro “distópico”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário