segunda-feira, 1 de junho de 2009

Natal, cidade escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 - artigo


Foi com uma certa dose de medo que recebi a notícia de que minha querida cidade havia sido escolhida como uma das subsedes para receber jogos da Copa do Mundo de Futebol, a ser realizada no Brasil, no tão distante e ao mesmo tempo tão perto ano de 2014. Esse sentimento de medo e apreensão é perfeitamente compreensível quando se pensa, quando se tem a noção de que todos os olhos do mundo inteiro estarão voltados para o evento, para a cidade, na exata hora em que será dado o pontapé inicial da partida.
Fico a imaginar se, na hora marcada para o início da partida, os times estarão em campo, pois acredito que, devido aos problemas no transito caótico da cidade, o mais provável é que os ônibus que trazem as delegações estejam presos num engarrafamento ou se estão impossibilitados de chegar até o estádio, por conta das chuvas, que interditam as principais avenidas da cidade. Se esse caso acontecer, o mais provável é que os jogadores saiam do ônibus e, para não perderem a viagem, decidam, ao invés de uma partida de futebol, jogarem uma de pólo aquático bem ali, ao lado do estádio, sob o viaduto, na imensa piscina que se forma bem no meio da avenida na época das chuvas. Ou talvez eles nem cheguem tão longe, e decidam ficar por ali mesmo, no bairro de Mirassol, de frente ao Carrefour, naquele campo de futebol, que fica inteiramente submerso, com as águas da chuva na altura dos travessões, e os times decidam participar das provas da Copa do Mundo de Natação. Se isso acontecer, é bem provável que vejamos, lado ao lado, no Piscinão de Mirassol, uma prova tendo, lado a lado, Michael Phelps, representando os Estados Unidos, e Cesar Cielo, representando a pátria Tupiniquim, disputando com Eto’o, Drogba, Rooney, Ibrahimovic, Messi, Cristiano Ronaldo, Kaká ou algum astro do futebol mundial. E isso tudo sendo transmitido para todo o mundo. Imaginem só a repercussão favorável que isso irá gerar: uma cidade, que foi escolhida para sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol, receber provas de natação desse nível e partidas de pólo aquático. Isso é que é improviso e organização: do futebol a outras modalidades esportivas! E isso é só o começo, pois logo, logo, irão querer colocar a cidade como sede de etapas importantes nas provas de rali, pois devido ao lamaceiro nas ruas, após as chuvas, temos o piso ideal para a prática desse esporte. Fora as provas de maratona aquática, uma modalidade a que todo natalense, residente na cidade, está mais do que acostumado.
E se não for a chuva ou o trânsito, temos inúmeros outros problemas, que podemos tentar contornar com o famoso “jeitinho brasileiro”, que foi aperfeiçoado e elevado ao cubo pelas autoridades natalenses. Como por exemplo, problemas relacionados a saúde pública. Imaginem só a situação de um europeu ou norte-americano que venha assistir aos jogos de seu país e, por uma fatalidade, tenha comido muita carne de sol, feijão verde, arroz de leite e macaxeira frita e, devido a problemas de ordem gastrointestinal tenha que recorrer a um dos hospitais públicos e pegar uma fila no Clóvis Sarinho para que um médico o atenda e diga que “é só uma virose”, isso sendo otimista, pois podem acontecer coisas bem mais sombrias dentro das paredes daquele hospital.
Natal, sem dúvida, é uma cidade de povo hospitaleiro, que recebe seus visitantes com os braços abertos, com um sorriso no rosto, e é bem provável que, caso um turista, que por ventura se perca pela cidade e peça ajuda a algum natalense, este abra a porta de seu carro e leve o outro até seu destino (isso, se um engarrafamento não impedi-lo no meio do caminho).
Fora isso tudo, ainda existe a possibilidade de, na hora marcada para o início da partida, a estádio não contar com todos os lugares ocupados, uma vez que os ingressos custarão “os olhos da cara” e as pessoas residentes na cidade, por mais que desejem prestigiar o evento, não terem condições financeiras para assistir aos jogos, tendo que recorrer, assim, a boa e velha televisão, sintonizada em algum canal de rede aberta. E ainda corre-se o risco de, os poucos que conseguirem comprar suas entradas, não poderem comparecer por estarem de capa, devido a dengue.
Definitivamente, Natal, por mais maravilhosa que seja, é uma cidade que, hoje, não está preparada para sediar nenhum grande evento esportivo ou seja lá que tipo de evento venha a ser, de grande porte, que necessite de uma grande infra-estrutura relativa ao transporte, segurança e saúde pública.
Fora isso ainda existe a questão dos gastos, que não serão poucos, para se construir o novo estádio (chamado de Arena das Dunas). Tudo bem que muito do que foi gasto com o evento se reverterá para melhorias da população após os jogos. Mas isso tudo não poderia, e deveria, ser feito independente da cidade ser ou não uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014?!
E fora isso... bem, eu vou deixar desse negócio de “fora isso”, senão vão pensar que estou fazendo terrorismo e podem até acabar desistindo da escolha e eu ser rotulado de único natalense insatisfeito com a escolha e acabar tendo a fachada de minha casa pichada (o que é comum acontecer) ou as janelas apedrejadas.
De qualquer forma, desejo boa sorte a cidade e competência por parte dos gestores, para que a nossa cidade surpreenda não só ao mundo todo, mas, principalmente, ao próprio natalense, que vive aqui, pois são estes os que precisam sentir os resultados, na prática, das melhorias na infra-estrutura que são impostas pela FIFA para que uma cidade venha a sediar jogos de uma Copa do Mundo.

Um comentário:

  1. Olá, Lima. Tudo bem?
    Eventos como a Copa do Mundo são importantes pro desenvolvimento econômico, pra gerar empregos e fomentar o turismo. Mesmo com os receios que você enumerou acima, será um desafio positivo não só pra Natal, mas pra todo o país. O futebol, aliás, sempre esteve acompanhado de interesses políticos e econômicos, no mundo todo. O livro "Como o futebol explica o mundo" passeia pelos campos extravagantes do esporte - http://www.zahar.com.br/catalogo_detalhe.asp?id=0911&ORDEM=A
    Um abraço

    ResponderExcluir