segunda-feira, 27 de abril de 2009

Fome - Livro da Semana

Após décadas depois de estar esgotado, "Fome", do escritor norueguês Knut Hamsun, uma das grandes obras da literatura universal, é relançado no Brasil pela Geração Editorial. A magistral obra conta com a tradução de Carlos Drummond de Andrade.
Knut Hamsun, que nasceu na pobreza em 1859, teve uma vida aventureira na Europa e nos Estados Unidos, ganhou o Nobel em 1920, tornou-se muito popular, flertou com o nazismo, foi preso, dado como louco e morreu, sem remorsos, 1952, aos 92 anos. Foi estivador, lenhador, marinheiro, sapateiro, condutor de bonde, jornalista, cuidador de frangos. Passou fome e sofreu todo tipo de humilhação. Viveu nos Estados Unidos, vagou pela Europa, e esta sua vida errante e de sofrimento moldou-lhe o caráter, dando-lhe inspiração para criar seus vibrantes personagens. O escritor atormentado de "Fome" é ele mesmo...
"Fome" descreve de forma tragicômica as aguras de um escritor miserável e vagabundo, quevaga pelas ruas da antiga Cristiania (hoje, Oslo, capital da Noruega) com as roupas em farrapos, famélico, levando um toco de lápis com o qual escreve artigos para jornais, dependendo do pagamento para comer e continuar vivo. Enquanto isso, reflete sobre o sentido da vida.
O personagem de "Fome" nos desperta pena, mas também admiração e até inveja. Um crítica chamou Hamsun de "o romancista universal da dor serena". É exatamente isso que ele é.

Um comentário:

  1. Opa, blz Arlindo? Andei lendo seu livro. Quis até fazer o momento do livro com ele. Só que, como ele é em forma de contos/crônicas, então fica mais difícil fazer um momento em cima dele por isso. Mas deu pra passar uma idéia básica da sua obra pra galera de Moscow! Aaahhh... seu livro está exposto na vitrine viu?! hehe

    Que venham outros tantos!!

    Sucesso!

    ResponderExcluir