sábado, 4 de abril de 2009

Uma História em Cinco Vozes - livro da semana


Uma História em Cinco Vozes trata-se de um livro de vinte histórias, de vinte contos, de fábulas, de metáforas, de contos de fadas voltados para um público adulto. As histórias contidas no livro são fortemente influenciadas pelos clássicos contos de Andersen, Perralt, La Fontaine e dos Irmãos Grimm, mas com uma nova leitura, retratando os problemas, a sensibilidade do homem contemporâneo.
As vinte histórias são contadas de uma forma delicada e sutil e num os personagens são nomeados. A mulher é sempre A Mulher, o homem, O Homem, o pássaro, O Pássaro, e assim por diante. Os lugares e o período em que se passam as histórias também não. Esse foi um recurso utilizado para dar mais liberdade ao leitor, para deixá-lo livre para construir seus personagens, seu mundo, sua fantasia. O livro nos convida e libertar a nossa imaginação, a deixar o nosso lado criança, que tantas vezes fica suprimido, enclausurado nos cantos mais afastados de nossas mentes.
O livro Uma História em Cinco Vozes tem sua estrutura girando, na maioria de suas histórias, em torno de três personagens: flores, que simbolizam a beleza e delicadeza; pássaros, que representam a liberdade; e crianças, que, acima de tudo, demonstram a sensibilidade, a inocencia.
Uma leitura agradável, filosófica e sutil, que nos convida a encontrar muito do que perdemos, pois nos vemos espelhados em cada história, em cada personagem com que Lima Neto nos presenteia na sua estreia literaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário