domingo, 22 de março de 2009

Primavera num Espelho Partido - Livro da Semana

Mario Bendetti é considerado um dos maiores escritores latino-americanos da atualidade e o maior de seu país. O escritor tem em “A Trégua” e “Grácias por el fogo”, o primeiro publicado pela Alfaguara, o segundo pela L & PM, seus livros mais conhecidos no Brasil. Mas tem, também, outros livros de contos e romances publicados em nosso país.
Em “Primavera num Espelho Partido”, seu mais novo romance, o autor, em sua maneira genial de escrever, nos presenteia com uma história de saudades, exílios, dramas, sonhos, separações, sentimentos de culpa e uma boa dose de política. Trata-se de uma história que possui tons autobiográficos, já que, como um dos personagens de sua ficção, o escritor também teve que viver fora de sua pátria, exilado em países que não eram o seu, devido a sua posição e opiniões políticas no período da Ditadura Uruguaia.
Nesse romance, a história gira em torno de Santiago, preso durante a ditadura uruguaia. Por isso, passa a viver separado de sua família e amigos. Para Santiago, enclausurado em sua prisão, é como se o tempo tivesse parado. Ele não tem noção clara e precisa do quão o tempo passa rápido, das mudanças que podem acontecer do lado de fora da prisão. Ele cultiva o sonho de, ao sair da prisão, retomar sua vida, encontrar as pessoas do mesmo jeito que as havia deixado ao ser preso.
Mas o que encontrará, sim, é algo bem diferente do que imagina. Sua esposa, Graciela, com quem passou grande parte de sua vida, a quem ama, não mais sente a sua necessidade como homem. Ela o admira, mas não mais o ama. Em vez dele, ela passa a sentir atração, apesar de um sentimento de culpa, a um de seus amigos, Rolando, outro que lutou ao seu lado, com quem compartilhava as mesmas ideias.
Santiago não imagina o que vai encontrar ao sair da prisão. Imaginava encontrar o mundo tal como o havia deixado, mas, na verdade, o encontrará em pedaços, partido, mudado.
Escrito de uma maneira genial, o autor intercalou, em torno de uma história comum, as vozes de todos os personagens: Santiago, Graciela, Dom Rafael (pai de Santiago), Beatriz (filha do casal) e Rolando. O leitor é convidado a entrar na história, a compreender os motivos de cada personagens, saber seus sonhos, seus desejos, suas necessidades, sua culpa e saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário