domingo, 1 de janeiro de 2012

1º de Janeiro: dia Mundial / Anual / Universal dos Planos

Não adianta. Início de ano é tudo igual: cara de segunda-feira, com a diferença de que é feriado e a gente não precisa ir trabalhar. Todo mundo de ressaca, com dor de cabeça, com sono por ter ido dormir às altas horas da madrugada (ou por sequer ter dormido), com fortes dores na barriga provocadas pelos excessos da noite anterior, enfim, é tudo, menos bom acordar no primeiro dia do ano. Ideal mesmo seria se pudéssemos dormir todo o dia 1º de Janeiro e só acordar dia 2, renovados, sem quaisquer reclamações, prontos para começar pra valer o ano novo.   
    Primeiro de Janeiro,além de ser uma espécie de Dia Mundial / Anual / Universal das Reclamações (provocadas pelos excessos da noite do dia 31 de dezembro), é também um dia que é quase que exclusivamente dedicados aos planos para o ano que está começando. Todo mundo, nesse dia em especial do ano, faz seus planos, embora nem todos possam ser realizados, afinal de contas, como nem todo mundo ganhou o prêmio da Mega da Virada, não se vai poder começar a “torrar o dinheiro” com que já estava se contando para o ano novo. Toda mulher faz planos para entrar numa dieta rígida e segui-la plenamente, cortar doces, frituras, comidas gordurosas e uma poção de outras coisas, embora não consiga resistir à primeira barra de chocolate, usando como desculpa que aquela será a última (“uma despedida dos excessos, sabe como é...”, alegam elas), o que representará a quebra da rígida dieta ainda antes de terminar a primeira semana do ano novo, destruindo assim todos os planos de um ano inteiro por conta de chocolate! Há sempre os homens que fazem os planos (promessas) de entrar na academia, embora só consigam ficar lá no primeiro mês, só por que tiveram que pagar, e sair antes do primeiro mês representaria um gasto a toa de dinheiro e uma total falta de perseverança. Há os que pretendem mudar de emprego e os que pretendem, logo na primeira semana do ano pedir uma promoção ao chefe, com direito a aumento de salário, óbvio, para aproveitar enquanto este está solidário e compreensivo por conta das festividades e espírito reinante de final de ano. Há sempre os que juram que (nesse ano, sim!) irão de “emendar”, criar juízo, deixar de farrear e coisas do tipo, mas é só chegar o carnaval que a sua força de vontade será posta a prova e logo os planos e promessas feitas no primeiro dia do ano serão esquecidos. Há os que pretendem se dedicar pra valer aos estudos, mas só depois do veraneio e do carnaval, da páscoa, do São João, das férias do meio do ano, e assim vai “empurrando com a barriga” e quando der por si, acabou-se o ano e sequer abriu o livro uma única vez durante todo o ano para estudar pra valer. Não faltam os que prometeram ficar ricos, apostando na Mega Sena, e durante todo o primeiro mês do ano fará uma aposta por semana, mas que, a medida que o tempo passa e percebe que não é fácil ficar rico apostando na loteria, logo desanima e começa a usar como justificativa o fato de que “não queria tanto dinheiro assim, já que, afinal de contas, com tanto dinheiro a pessoa sequer consegue viver em paz, vivendo com medo de seqüestro e um monte de coisas do tipo”. Tem planos de tudo quanto é tipo, e tem gente que faz tantos que seriam necessárias várias vidas para se realizar todos.
    Eu, por meu lado, também faço meus planos. Por exemplo? Prometo me livrar de minha preguiça, embora saiba que “preguiça” é uma espécie de marca registrada, faz parte de minha identidade, e se eu deixar de ser preguiçoso, deixo de ser eu mesmo. Também prometo me dedicar mais aos estudos, embora só de lembrar das aulas chatas, dos conteúdos chatos, já começo a pensar em quem, da sala, vou pedir para assinar o meu nome na “lista de frequência”, para, pelo menos, não levar tantas faltas naquela disciplina em específico. Também prometo que desse ano não vai passar a minha leitura de Ulysses, de James Joyce, já sabendo que fiz planos e promessas em anos anteriores para ler tal livro, e até agora meu exemplar continua do mesmo jeito que está do dia em que o comprei.
    Enfim, inicio de ano é sempre igual: todo mundo cheio de planos, já sabendo quais desculpas vai dar para justificar as suas não concretizações. Mas de que importa levar ou não adiante os planos e promessas traçadas nesse inicio de ano? O que vale mesmo, nesse dia em especial, é fazer planos e promessas para esse que está apenas começando, afinal de contas, quem não faz planos (nesse dia em específico do ano) não é normal!

2 comentários:

  1. Olá grande Lima Neto.
    Que mal exemplo é esse meu amigo? rsrsrs
    Temos sim de fazer nossas metas e lutar para tentarmos cumprir o máximo possível. Mas infelizmente somos assim como você disse mesmo, mas temos poder para reverter o quadro. Feliz 2012 e forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. hahaha, concordo com vc Lima Neto, em tudo que disse sobre os tipos de pessoas e suas metas, a fraqueza das pessoas é maquiada por planos; de coisas que já poderiam ter começado no ano que morreu... mas tenho muitos, muitos mesmo, acho que como vc disse; sou do tipo de que precisa de várias vidas pra realizar todos, inclusive um deles é ganhar na mega-sena...

    ResponderExcluir