domingo, 20 de novembro de 2011

Solteiro em Trinta Dias - receitas de sucesso de um ex-otário

O autor consagrado pelos romances Amor de Amor de Yoni e O Maníaco do Circo (este, inclusive, tendo sido lançado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro em 2009) acaba de lançar seu novo livro, Solteiro em trinta dias. Neste, segue o estilo comédia, muito bem-aceito depois de Saúde, Beleza, Prosperidade e Riqueza, uma paródia aos livros e axiomas de autoajuda, mas sempre com um “toque Leonardo Barros”, ou seja, sempre com a pitada de um erotismo. Leonardo Barros encontrou a medida exata do erótico em Solteiro em Trinta Dias, muito mais sutil e sugerido do que nos romances anteriores.
            A história é centrada em João Rickson, compositor de uma música só que foi (e continua sendo) um grande sucesso, tendo sido tema de novela, música de filme de Hollywood, tendo embalado romances,... João tem um casamento que, em sua concepção, é perfeito. Tem um grande baque quando sua adorável e perfeita esposa, Ilíada, o abandona, tendo jogado em sua cara o estigma de “fracassado”, por ele ter se acomodado durante tanto tempo (dez anos) sem nunca ter feito nada de proveitoso além de viver às custas dos direitos autorais de sua única música. Agora solteiro, João precisa reaprender a viver como tal, e terá na ajuda de Teseu, Gibson, Sócrates e Leocádio amigos inseparáveis, que acreditarão nele, abrirão seus olhos e ensinarão pra ele tudo que precisa saber na arte da sedução, mas antes de se preocupar com as “aulas de solteirice”, João terá mais com o que se preocupar, como, por exemplo, o que aconteceu naquela primeira noite primeira noite após ter sido abandonado por Ilíada, um mistério com muitas pistas e poucas respostas. João, com a ajuda de Sócrates, irá se debruçar sobre o mistério e ligará uma pista a outra a fim de descobrir a verdade. Seguirá e unirá as pistas, dois ovos, um pacote de fraldas e um frango congelado (!), conversará (ou tentará conversar) com o português da farmácia e seu emblemático vizinho com o intuito de ter, finalmente revelado, aquele enigma, cuja resposta será um “ponto chave” para que ele possa viver em paz e tranquilo e dar prosseguimento à sua vida.
            João Rickson descobre que seu casamento não era tão perfeito quanto imaginava, nem a sua esposa, Ilíada, tão santa e imaculada, mas nas situações de maior desespero e drama terá nos amigos pessoas com quem pode contar e que lhe ensinarão tudo que ele precisa sobre “a arte de viver”, e para isso ele terá todo o apoio e esquema de um projeto previamente definido, chamado “projeto Cavalgada” (!), com o qual João irá, finalmente, aprender o verdadeiro sentido (e valor) do que é ser solteiro nos dias de hoje...
            Livro bem construído e articulado, Solteiro em Trinta Dias é repleto de personagens bastante vivos e facilmente encontrados em nosso dia-a-dia, de humor, mistério e um toque de erotismo e sensualidade, características já marcantes (e esperadas) dos livros de Leonardo Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário