domingo, 26 de junho de 2011

Outros tempos da internet (que saudade)

Eu, definitivamente, sou de um outro tempo. Sou do tempo em que não havia redes sociais e para se conhecer gente nova na internet era preciso se conseguir, num sábado a tarde ou nas madrugadas durante a semana, uma vaguinha para entrar numa sala de bate-papo do UOL. Sou do tempo da internet discada pela IG, da velocidade lenta de conexão, em que downloads demoravam horas para serem concluídas. Baixar filme era uma tarefa para poucos, em que se demorava um final de semana inteiro, isso se a conexão não caísse e com isso ter que começar tudo de novo. Sou do tempo em que não havia MSN, Skype e coisas afins. No máximo, podia se conversar com os amigos através do Icq. Nossa, que saudade bateu agora desse tempo, das conversas com amigos, das madrugadas passadas em claro numa agradável conversa. Nessa época, que não faz tanto tempo assim, convenhamos, valorizávamos muito mais os momentos, as conversas, pois eram tão raras, que encontrar um amigo online, quando o cumprimentávamos, era o mesmo que abraçá-lo.
            Sou do tempo em que uma conversa, pela internet, numa sala de bate-papo, sempre se começava com um “quer tc?”, quando, se a conversa evoluía, havia uma troca de telefones e, se o negócio ficasse mais sério, marcava-se um encontro, normalmente num shopping, para se passar algumas horas numa agradável companhia. Como na época o uso da webcam era para poucos (pouquíssimos, na verdade) e havia uma grande dificuldade quanto ao envio e recebido de arquivos com fotos, tinha que existir todo um ritual e descrições para o encontro. Tinha que se dizer exatamente como era, fazer uma descrição precisa e minuciosa de sua aparência (1,73, cabelos pretos, olhos castanhos e uso óculos) e falar exatamente como iria se vestir (calça jeans preta e camisa azul marinho). Mas sempre havia as dificuldades de última hora, como, por exemplo, a roupa que havia combinado de ir ao encontro estava suja. Então se corria ao telefone, para dizer a pessoa que iria aparecer vestido de uma forma diferente, mas o telefone só dava ocupado (provavelmente era a irmã mais nova que estava no computador). Mas no fim, sempre se dava um jeito. Chegando lá, no local do encontro, começava a angústia da espera. Cada pessoa que passava na frente usando jeans azul escuro e camisa verde era ela. Mas não... Sempre a pessoa passava direto. E voltava a se sentar, cada vez mais desesperançado. Será que a pessoa não viria? Será que ela veio, passou por mim e resolveu voltar para casa? Mas aí ela aparecia e passava-se junto uma agradável tarde. Às vezes se ia ao cinema, mas, na maioria das ocasiões, ficava-se apenas conversando, jogando conversa fora. Talvez, quem sabe, marcariam uma outra vez, talvez se tornassem mais amigos e próximos dali pra frente, talvez nunca mais voltassem a se encontrar (nem mesmo na internet!). São coisas da vida, de encontros e desencontros.
            Por mais que isso possa parecer estranho, eu tenho saudades desse tempo, das amizades que fiz, muitas das quais conservo até hoje, das pessoas com quem, ainda hoje, costumo encontrar, não mais no Icq, como eu gostaria, mas no MSN, que é semelhante o uso, mais prático e com mais recursos do que o outro, sem dúvida, mas não com o mesmo gosto e charme.
            As amizades, dessa época, eram fortes, duradouras e verdadeiras, não iniciadas num lugar qualquer, numa rede social em que há de tudo, se fala de tudo, mas que parece não haver muito espaço para valores de outras épocas, mas num ambiente específico para isso, onde as pessoas realmente se encontravam para conversar e ficarem amigas umas das outras.
            A popularização da internet, a internet banda larga, os computadores super potentes de hoje facilitaram, sem dúvida, a nossa vida, mas, pra compensar, acaba com uma certa magia característica de outros tempos, que parece que se perdeu, se esqueceu, desaprendeu.
            Por isso eu sempre costumo dizer que as facilidades do mundo moderno acabaram com certas magias, e por isso eu vivo eternamente em meu passado, para revivê-lo.

7 comentários:

  1. se você, amigo, viveu esse tempo, não deixe, nunca, que ela morra. relembre os bons momentos, reviva.
    se você, amigo, não é desse tempo mágico dos "primórdios das salas do UOL", não fique triste. elas ainda existem e, embora não tenham o mesmo charme de antigamente, continuam sendo o ponto de encontro para muitas pessoas, o local ideal para se começar grandes amizades que irão durar para uma vida toda.

    ResponderExcluir
  2. Eu vivi os saudosos tempos da AOL. Em 2001 comecei entrar na net. Fiz amizades maravilhosas, mas perdi contato com quase todos, me restaram apenas dois amigos queridos, restou a lembrança gostosa. Hoje se entramos numa sala dessas somos abordadas com exclusivos fins sexuais, e se falamos q estamos ali para papear...parecemos até et's. Melhor nem entrar..rsrs Hoje temos o facebook que nos salva, apesar de ser uma rede social, a interação é ótima. O fato é que temos saudade de tudo. Com relação a musica, tudo que temos para reproduzi-la tem uma qualidade impar, entretanto a qualidade musical é dose..rsrs são os calcinhas pretas nos rodando e nos assombrando. Parece que a tendência é sempre sentirmos saudade do que perdemos.

    ResponderExcluir
  3. E o mais engraçado eram os nicks cuidadosos e sempre característicos, para que pudéssemos ser identificados. De repente começamos a entender a saudade que as pessoas mais velhas tem das cartas trocadas entre os amigos. Hj deixamos nosso msn ligado e saímos, cada um com seu pc ou notebook em casa. E o barulhinho pra entrar na internet de meia noite? Ah saudades dos encontros, feiras de ciências na escola, descobertas de amigos em comuns, cinemas, depois universidade, trabalho... vc fala de um passado de uma década já! Grandes amizades fizemos e você é um prezado amigo de outrora! Adoro-te, grande escritor!

    ResponderExcluir
  4. pois é... hoje em dia, realmente, as pessoas até tem e "usam" o MSN, mas parece que o mantém online só por uma espécie de desencargo de consciência. nunca respondem.
    sobre os nicks... nossa, que saudade dos nicks. era algo próprio, tinha que ser um nome com que se identificasse ou que refletisse o seu estado de espírito. se contar que usando apenas o nick, você poderia se passar por uma outra pessoa. enfim, era a maravilha do anonimato... rsrs
    o barulhinho do modem, quando se conseguia a conexão, era algo maravilhoso. aquele som embalava meus sonhos... rsrs ruim era quando a conexão caia, para se conseguir entrar novamente era uma batalha, ou quando, na hora de valiar o usuário, dava erro... argh!
    mas apesr de todas as dificuldades, foi um tempo muito legal, do qual sinto uma imensa saudade.

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkkk
    amigo quase lembro meu numero do ICQ de 9 digitos...kkkkkkk
    saudades.

    bjks

    ResponderExcluir
  6. Nossa Neto.. eu adorei o texto.. em cada palavra que li eu consegui viver um pouco akele momento! Realmente eram tempos bons, que tudo tinha um gostinho de novo e de empolgação.. Era o tempo de fazer amigos, de trazê-los do virtual para a vida real.. de jogar conversas fora e passar noites agradáveis dando risadas.. Um tempo realmente muito saudável, que as pessoas tinham até nos nicks os nomes de colegios sem tantas malicias.. lembro também do MIRC, parecia que akele tempo todo mundo estudava, saia pros mesmos lugares, gostavam das mesmas coisas! Tenho saudades dakela tempo que escutava akele ô-ou do ICQ! kkkkk Parabéns pelo sentimento que passa no texto. Quem viveu tudo isso, tenho certeza que sentiu agora muitas saudades!
    beijosss!

    ResponderExcluir
  7. Estava eu no MSN quando, por acaso, vi o link para esse blog ao lado do nome de uma amiga (dos tempos de UOL) e resolvi olhar. Dei de cara com esse texto e fiz questão de ler, afinal, faço parte daquela turma que se encontrava numa sala combinada (geralmente 10, 8) da UOL. Sempre procurava uma tal de Cely15 (que tinha era 14...rs), depois inventei de tc com uma tal de Querubim (que se tornou Sakura16), tinha tb Jany15 (que se tornou Fugitiva da Colonia)... tinha até um cara que Surgiu do Nada...rs. A bagunça rolava até o dia amanhecer e as amizades, mesmo virtuais, tinham valor, não eram meros nomes na "lista de amigos".
    Me lembro que muitas vezes esperei a conexão deitado na cama, mais de 1h de espera...rs, mas quando conseguia conectar não queria mais sair.
    Hoje temos as redes sociais, o que, teoricamente, facilitaria o contato entre as pessoas, mas o que acontece é justamente o oposto: Todos estão no Orkut, Facebook, Tweeter.. tão próximos mas ao mesmo tempo tão distantes.
    Que saudade daquele tempo.

    ResponderExcluir