quarta-feira, 1 de junho de 2011

I Concurso Sol de Literatura Potiguar

A Literatura Potiguar é muito rica, no entanto, muito dessa riqueza está para ser descoberta, pois não há espaço para escritores em início de carreira. Pensando nisso, meio que numa conversa informal, surgiu a ideia de criar um concurso, justamente para dar espaço aos escritores potiguares.
            Não foi fácil criar esse concurso, definir metas, prazos e quais os pontos que deveriam ser avaliados para apontarmos o vencedor. Mas aceitamos as responsabilidades, assumimos os riscos e podemos dizer, hoje, que tudo valeu a pena. O concurso foi muito bem recebido e tivemos vários livros inscritos de diferentes estilos, gêneros, mas cada um com seu notável valor literário. Foram inscritos livros de contos, um romance histórico, um em que se mistura verdade e ficção, outros com uma marca regionalista, e chegar a um consenso quanto ao vencedor não foi nada fácil. Qualquer um dos livros inscritos merecia se sagrar vencedor desse que foi o I Concurso Sol de Literatura Potiguar, mas, infelizmente, só é possível haver um ganhador.
            Enquanto fazíamos as leituras e análises dos livros, todos os membros da banca ficaram incomunicáveis uns com os outros, a fim de um não atrapalhar na avaliação do outro. Foram semanas e meses assim, até que se marcou uma primeira reunião com todos da editora, para serem apontados os “finalistas”. Depois de muita discussão, chegamos ao consenso quanto a dois livros, que se destacaram entre todos os inscritos. A partir daquele momento, tivemos a dura e difícil tarefa de escolher apenas um. Cada um dos que compunham a banca tinha uma opinião diferente de por que esse livro merecia ganhar mais do que aquele, mas por fim, após muito diálogo, novas leituras e uma análise mais criteriosa, chegamos, finalmente, para divulgar o resultado do I Concurso Sol de Literatura Potiguar.
            O vencedor do concurso, o primeiro realizado pela Editora Sol, é o livro Dias Miseráveis, do escritor Josué de Melo.
            O livro mostra com uma riqueza impressionante, de detalhes, da construção dos personagens, uma história comum. Mas Josué Melo não ficou apenas no comum, ele soube explorá-lo de tal forma e torná-lo algo novo, dando uma vida surpreendente aos personagens naquela difícil e dura situação a que está submetido o povo nordestino. Livro riquíssimo de um notável valor literário, é, com muito orgulho, que viemos anunciar que Dias Miseráveis o vencedor do I Concurso Sol de Literatura Potiguar.

Um comentário:

  1. obrigado amigo

    Estou Muito orgulhoso e muito feliz pela minha humilde criação ter impressionado tanto...
    Abraços

    Josué Melo

    ResponderExcluir