domingo, 15 de maio de 2011

O que essa tal de "Literatura teen" está fazendo às criaturas das trevas?!

Cansei, cansei e cansei. Fui compreensivo e paciente até onde me foi possível, mas, definitivamente, não dá mais para aguentar tudo isso que têm feito aos clássicos seres sobrenaturais, às criaturas das trevas, que povoam as sombras e vivem a se esconder nas noites escuras, isso tudo para dar um toque meloso (e ridículo) a fim de atingir um público teen.
            Primeiro foram os vampiros... nossa... o que fizeram com os vampiros? Acredito piamente que desde o lançamento do primeiro livro da saga Crepúsculo os ossos de Bram Stoker estão se revirando em seu túmulo, seu espírito está desejoso de reencarnar só e unicamente para dar uma boa lição na escritora que criou os vampiros que brilham como uma fada, são inofensivos, estudam numa típica escola norte-americana e (pasmem) não mordem absolutamente ninguém. Vampiro que não morde ninguém nem suga sangue, por um acaso, se alimenta do quê? Alface? Couve-Flor? Ah, já sei: ele morde o caule de Planta-Carnívora né?! Francamente, não dá para aturar isso e ficar calado. Sou um amante confesso de histórias clássicas de suspense e terror, um apaixonado por livros, histórias e filmes capazes de fazer o nosso sangue gelar, e tenho até sido bastante comedido em minhas palavras sobre toda essa questão, mas chegou a um ponto que não dá mais para aguentar, para ficar calado e fingir que está tudo bem.
            Fazer um vampiro-fada, que brilha, que não morde ninguém e que ainda protege mocinhas inocentes? Tenha paciência, amigo!
            Até Anne Rice, que dá um ar todo romanceado, dota seus personagens (vampiros) de sentimentos humanos, os faz sofrer com a dualidade e complexidade de sua natureza respeita, e muito, o vampiro vampiro.
            Mas essa escritorazinha-de-meia-tigela, criadora da saga crepúsculo... não... ela, definitivamente, pode ter criado qualquer coisa, menos um vampiro. Muito pelo contrário: ela destruiu tudo, toda uma história, todo um mito que existe por trás dessas criaturas que povoam o nosso imaginário há tão longo tempo. Ela, definitivamente, não lê, não conhece, não respeita nada do que já foi produzido, seja na literatura, teatro e cinema sobre vampiros.
            Mas tudo bem... poderíamos relevar, se se trata-se de um caso isolado, de uma escritora, apenas, querendo atingir a um público específico, vender alguns livros e faturar alguns milhões de dólares. Mas eis que surge uma enxurrada de livros semelhantes, de histórias tão mal escritas e tão sem fundamento quanto a da miss-crepúsculo. Foram tantas as coleções, tantas séries, tantas sagas de vampiros-que-não-são-vampiros (todas figurando em todas as listas dos livros mais vendidos de todas as livrarias, revistas e jornais do país) que eu já perdi a conta.
            Mas tudo bem, isso é fase, logo vai passar... logo, logo todo mundo esquece, param de publicar essas porcarias e tudo volta ao seu respectivo lugar. Que nada, amigo!
            Como se não bastasse tudo que fizeram com os vampiros, agora, para “inovar”, os escritores-destruidores-de-mitos foram em busca de outras “fontes inspiradoras”, e começaram a escrever histórias de tudo quanto é ser mitológico e de criaturas das trevas. São histórias de lobisomens que não uivam, anjos caídos e agora (pasmem!) de zumbis apaixonados!
            Até os anjos, amigos, estão sendo vítimas de tal infâmia! Se houvesse alguma força que regesse o universo, com certeza ela não permitiria que isso fosse feito com as suas mais belas e perfeitas criaturas, que são responsáveis por guardar tão bem o nosso mundo.
            Lobisomens viraram simples cachorrinhos vira-latas e se apaixonam por mocinhas inocentes, que de inocentes não têm mais nada, que são verdadeiras e provocantes Lolitas conscientes do poder que sua sedução.
            E, agora, como se não bastasse tudo isso, eis que a mais improvável criatura se apaixona: um zumbi. E, como se não bastasse, a história do tal zumbi trata-se de uma espécie de releitura tosca e ridícula do clássico de William Shakespeare: Romeu e Julieta. Então, com tal livro, conseguiram destruir dois clássicos com um livro só: o clássico de Shakespeare e os zumbis.
            Definitivamente, livros como esses deveriam ser banidos das livrarias e as editoras não deveriam sequer aceita-los para análise.
            Tudo bem, isso é uma opinião minha e pode até ser tida como sendo um tanto quanto radical. Sei que para atingir a um público jovem (teen, como falam hoje em dia) é preciso se falar a língua deles, escrever histórias que possa ser de seu interesse, etc, etc e etc, mas é possível se produzir literatura de qualidade, se criar histórias boas, se atingir a tal público, vender alguns milhões de cópias, se faturar alguns milhões sem denegrir imagem e história alguma.
            Enfim, estou cansado, definitivamente perdi a minha paciência e na minha condição de amante da boa literatura preciso expressar a minha opinião quanto à tudo isso que estão fazendo, denegrindo as criaturas das trevas com essa “literatura teen”. Eu proporia um boicote a tais livros e filmes... mas como sei que quase ninguém me apoiará nessa minha “campanha” de um homem-leitor só, resta-me o prêmio de consolo saber que mais cedo ou mais tarde esse lixo (que alguns ousam chamar de literatura) vai ser recolhido, ninguém mais vai se lembrar que um dia ele existiu (se é que podemos falar isso dessa pseudo-literatura) e tudo vai voltar a seu devido lugar: os vampiros vão voltar a viver nas sombras da noite, poderão voltar a morder e a matar, os lobisomens vão voltar a uivar para a lua cheia, os anjos vão voltar a proteger e guardar nosso mundo e os zumbis... bem... os zumbis podem voltar a se arrastar e a comer cérebros...

5 comentários:

  1. Zumbis? hehehe Quem djabo quer um monte de carne podre?

    ResponderExcluir
  2. é o novo sucesso que chegou lá na livraria.
    legal é que quando se lê a sinopse do livro se tem a real noção de que ponto chegou a "literatura teen". os escritores não tem mais o que inventar nem para onde cair!

    ResponderExcluir
  3. há uma luz no fim deste túnel de trevas... EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

    ResponderExcluir
  4. Zumbis apaixonados! kkkkkkkkkkkkkkk essa não!!! Realmente quem quer isso?? Carnes mortas eca!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Todo esse ódio por literatura juvenil... Você já leu alguma coisa antes de descer o pau nelas?

    Porque falar da boca pra fora, sem conhecimento de causa é ignorância, não acha?

    ResponderExcluir