domingo, 21 de março de 2010

A Menina que não sabia ler - livro da semana


Acabou de ser lançado no Brasil o livro A Menina Que Não Sabia Ler, escrito por John Harding, editado pela editora LeYa.
            O livro narra a história de dois irmãos, Florence e Giles, órfãos, que vivem na casa de um tio, sempre ausente. Na imensa casa onde moram, as crianças vivem a sós com empregados e só têm contato com raras pessoas do “mundo exterior”, entre elas um menino chamado Théo.
            Perambulando pela casa, os irmãos descobrem, num corredor esquecido, numa ala da casa encoberta por poeira, onde sequer os empregados vão, uma imensa biblioteca. A menina sente-se fascinada pelos livros, que não sabe ler. Pede para ser ensinada, mas seu tio, tutor, por quem é negligenciada, dá a expressa ordem de que a menina não deve, em hipótese alguma, aprender a ler. Florence, ao contrário de se sentir desencorajada, encontra uma forma de aprender, sozinha, a ler, e descobre um fascinante mundo que a leitura dos livros pode lhe proporcionar.
            A casa, imensa e solitária, esconde segredos que jamais deveriam ser revelados e há lendas de que é habitada por fantasmas, e Florence, em sua fértil imaginação, encontra uma forma de ler seus livros em segredo, escondida, muitas vezes se refugiando numa torre que fica numa ala interditada da mansão.
            Sentindo-se solitária, pois seu irmão fora mandado a um internato, Florence encontra em Théo uma agradável companhia, por quem anseia encontrar durante as tardes.
            Giles não se adapta ao internato e é mandado de volta para casa, de forma que uma preceptora, tão cheia de mistérios quanto aquela casa e seu tio, ausente, é contratada para tratar da educação do menino.
            Logo que a Srta. Taylor (a preceptora) chega, Florence descobre que há algo estranho naquela mulher, que parece ter poderes sobrenaturais e que possui planos malévolos de conquistar seu irmão para depois raptá-lo.
            Movida por sua fértil imaginação, fruto da leituras dos livros, a menina, vendo-se enfrentada por um alguém que possui tão estranhos poderes, arquiteta planos para impedir que seu irmão lhe seja tirado.
            Livro bem escrito, A Menina que Não Sabia Ler, é uma obra que prende o leitor desde as suas primeiras páginas, que versa, entre outros temas, sobre a imaginação que o mundo da literatura pode proporcionar a uma criança. Possui tons de mistério e sobrenatural, o que gerou comparações com autores clássicos desse gênero, como Edgar Allan Poe e Henry James .

Um comentário:

  1. pronto, resumo feito, agora posso fazer a minha "crítica".
    o livro é bastante intenso e prende realmente o leitor, mas as comparações feitas à história e a escrita soam, para mim, um tanto quanto exageradas.
    "A Menina que não sabia ler" é um livro que merece ser lido, proporciona ao leitor um bom entretenimento, mas está longe de ser uma obra magnífica, que refaça e reformule um novo conceito de literatura.

    ResponderExcluir