sábado, 9 de maio de 2009

Nade de Novo no Front - Livro da Semana

Erich Maria Remarque (1898 – 1970), fez do assunto guerra o grande tema de seus livros. Pode-se afirmar que em toda a sua obra, direta ou indiretamente, a guerra é sua principal fonte de inspiração, o principal pano de fundo de suas histórias, onde nascem e vivem seus personagens, pois o autor, aos 18 anos, partiu para as trincheiras, lutou e foi ferido por diversas vezes.
Remarque tinha na guerra o pano de fundo para seus livros. Na verdade, o autor fala da guerra em toda a sua obra, sim, mas os períodos conflituosos servem de pano de fundo, para se aprofundar nas causas e conseqüências delas para os seres humanos.
Seu livro mais conhecido, Nada de Novo no Front, publicado pela primeira vez em 1929, e vendeu, logo no primeiro ano, mais de um milhão de cópias e outro milhão de cópias no outros países.
Nessa obra, o autor versa sobre a vida de Paul, um jovem soldado, que no alto de seus 20 anos se vê numa guerra que não era sua, na qual entrou devido a influência de familiares e de seus professores, que o instiga a se alistar, a lutar por sua pátria, por algo maior e melhor. No entanto, Paul, no exército, percebe que as lutas e batalhas, que as questões morais envolvidas, que o motivaram a entrar naquela guerra, não eram, nem de longe, o que ele imaginava encontrar. Mas em meio a todos os horrores, medos e terrores da guerra, Paul encontra na amizade que mantém com seus companheiros, jovens como ele, algo pelo qual se vale a pena lutar.
Recheado de descrições perfeitas e chocantes dos momentos de guerra, Nada de Novo no Front, muito mais do que um livro sobre horrores e atrocidades: é um livro sobre amizade, companheirismo, esperanças e desejos.
Um livro surpreendente, que mescla passagens tocantes e envolventes, chocantes e sensíveis, de medos e esperanças, horrores e de rara beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário