domingo, 29 de dezembro de 2013

O que é família?

Muito se fala em família, mas o que realmente representa e constitui essa célula e teia tão essencial à nossa vida?
            O dicionário Aurélio, que de tão antigo ganhou o apelido de “Aurelião” e já é quase membro da família, define Família como: 1 - pessoas aparentadas que vivem, geralmente, na mesma casa, particularmente o pai, a mãe e os filhos. 2 - pessoas do mesmo sangue. 3 - origem, ascendência. Outros dicionários, não tão familiares quanto o Aurélio, usam outros termos, detalham um pouco mais a “definição de família”, mas, no cerne, dizem a mesmíssima coisa, uns falando com termos mais pomposos, outros de forma mais objetiva, e o que todos eles têm em comum, na frieza de sua definição, está no fato de que palavra alguma, por mais precisa e milimetricamente calculada que seja, seria capaz de definir em toda a sua amplidão e força o verdadeiro significado de Família.
            Família não se define, se sente e se é. A família nasce, sim, daquele simples casal, apenas um homem e uma mulher, que dão origem a filhos, e destes vêm os netos, e daqui a pouco de apenas uma meia dúzia, aparecem outros que se agregam, surgem os primos, os maridos e esposas daqueles primeiros filhos, que embora não do mesmo sangue, passam a sê-lo, passam a se incorporar, a fazer parte, a sentir, a ser membro / parte integrante daquela célula primordial e a ser mais uma das pessoas tão essenciais na construção dessa gigantesca e infindável teia familiar.
            Família tem a ver com parentesco e laços de sangue, sim, mas os laços que unem as pessoas de uma mesma família são mais fortes e mais complexos do que o simples fato de compartilhar de um mesmo sangue, de ter uma mesma herança genética, de possuir um mesmo tipo de cromossomo. Família é mais do que sangue, e tal qual a “substância vermelha”, corre, também, em nossas veias, gravado no fundo do coração, na alma, nas mais doces e maravilhosas memórias que temos.
            Há pessoas que nem sempre nascem no mesmo seio familiar, mas que ao entrarem nele são abraçadas e aconchegadas a ele como se o fizessem desde sempre.
            Na família nem sempre uns moram perto dos outros, nem sempre estão juntos o tempo todo como gostariam, mas distância espacial e a questão do tempo são irrelevantes quando algo maior os aproxima, quando se tem lembranças de sobra, dos tão marcantes momentos passados juntos.
            Família consta no dicionário, sim, como um verbete que tem uma definição (vaga e imprecisa), mas não tradução, pois palavras frias não são capazes de transmitir o calor que existe por trás dessas sete pequenas e frágeis letras, que, quando juntas, se tornam algo gigante e tão forte que nada nesse mundo pode quebrar.

            Talvez, no entanto, o que melhor definiria Família, seriam palavra como tudo, amizade, lembranças mais doces, mãos dadas,almoço de domingo, férias juntos,  reunião, união, festa, sorriso, compreensão, respeito, amor, entre tantas outras palavras, que embora também sejam só isso para uns, palavras, para aqueles que entendem e sentem o verdadeiro significado de família sabem que família é tudo isso e muito mais, muito mais do que qualquer que seja a palavra possa definir e traduzir.

2 comentários:

  1. ... Vamos imaginar um rolinho de barbante com muitos metros! Pois que bem, no geral, creio, isso é a família, achar o começo pode até ser fácil, achar o fim, jamais, porque o aludido rolinho sempre parece ter ou criar mais voltas e mais fios e vai se estendo assim quase sem que percebamos. Entrementes o tamanho, tem rolinhos com muitos metros mesmo, estaremos sempre atados a ele de algum modo e de alguma maneira desde que façamos parte de algum ramo, de algum núcleo, de alguma raiz. Família, é realmente algo muito complexo para definirmos apenas pelo básico, nem mesmo se formos puxar o fio nós conseguiremos identificar tudo que vimos e achamos de maneira lógica, certinha, objetiva, à contento!

    ResponderExcluir
  2. Fraternal texto e igualmente saboroso o comentário. Incorporo-me à irmandade para desejar aos dois - autor e comentarista - os votos de estupendo 2014. Aos dois e às respectivas famílias, naturalmente.

    Abraços,
    Tião Carneiro e o Pocilga de Ouro

    ResponderExcluir