domingo, 5 de agosto de 2012

As pessoas estranham


As pessoas estranham, me olham com uma cara de que observam um ser de um outro planeta ou de simplesmente um louco quando digo que, mesmo morando numa cidade litorânea, que tem belas praias, eu não as frequento. Nunca gostei de praia, de rio ou mesmo de piscina, pois sempre tive medo de me afogar, e as pessoas nunca entenderam esse meu medo, já que elas não sabem que eu nunca aprendi a nadar.
As pessoas estranham quando me olham e veem uma eterna barba a fazer ou quando percebem que minha barba está malfeita. Eu sempre tive essa cara, de “barba a fazer”, pois nunca aprendi ou dominei a “arte de fazer barba”. Sempre me corto, sempre sobram pelos em alguns lugares difíceis da lâmina chegar. Sempre tive medo de me cortar, já que nunca tive a segurança necessária para manejar o barbeador e confiar em mim mesmo ao fazer a barba. As pessoas que me olham e reclamam de minha “eterna barba a fazer” não sabem, no entanto, que eu tive que aprender a me barbear sozinho, não sabem que meu pai morreu antes de me ensinar a maneira correta de fazer a barba...
Engraçado, e trágico, como, na vida, as pessoas sempre estranham algo ou alguma atitude, como sempre estão prontas para apontar o dedo e criticar, seja porque você, estranho, não gostar de praia, de tomar um banho de mar, seja porque você não consegue fazer uma barba realmente bem-feita. Estas pessoas sempre terão algo a dizer como: “mas qualquer criança sabe nadar”, “mas qualquer adolescente sabe fazer a própria barba”. Não. As pessoas não percebem que nem toda criança sabe nadar e nem todo adolescente sabe se barbear ou aprendeu a se barbear sozinho...
Não gostar de praia ou não saber fazer uma barba bem-feita não constituem pecados. Pecado, sim, é tecer um julgamento errôneo sobre uma pessoa sem saber o motivo desta não querer entrar no mar ou estar por uma barba malfeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário