domingo, 14 de fevereiro de 2010

A Estrada - Livro da Semana

Não canso de dizer o quão impressionado fiquei pelo livro A Estrada, do escritor norte-americano Cormac McCarthy. Em todo o livro, da primeira à última página, reina uma atmosfera de desolação e tensão, de medo e expectativa, que envolve o leitor.
            A história aparentemente simples, narra a saga de um homem e seu filho, que seguem por uma estrada desolada rumo ao sul, sozinhos, num mundo que foi inteiramente destruído. Nessa empreitada, eles têm que lutar pela sobrevivência e buscar, da melhor maneira possível, encontrar meio de encontrar comida e de se aquecer nas noites escuras e frias. No entanto, eles não estão sozinhos, não são os únicos sobreviventes às catástrofes que estão nessa estrada. A estrada está repleta de homens degradados, que em seu desespero começam a devorar uns aos outros, e um único homem acompanhado de seu filho, uma criança, podem se tornar um alvo fácil para esses “bandoleiros”.
            O homem, acompanhado de seu filho, levam apenas mochilas às costas e um carrinho de supermercado com poucos suprimentos, vivem com a eterna expectativa do que podem encontrar na próxima curva da estrada, nas cidades abandonadas por que passam. Carregando sempre junto a si um revólver onde há apenas duas balas, o homem espera nunca ter que usá-lo, para proteger a si mesmo, e principalmente seu maior tesouro, o único que lhe restou após o “apocalipse”: seu filho.
            Uma história marcante e que, apesar de possuir praticamente apenas dois personagens (o homem e seu filho), o autor consegue, de forma tão magistral, prender o leitor de tal forma, deixando-o no ar uma eterna tensão e expectativa de como vai terminar a jornada solitária dos dois viajantes, dos dois únicos sobreviventes do que restou de humanidade no mundo.
            História de medo e de solidão, mas também uma história de profundo amor, do homem para com seu filho, do mais verdadeiro afeto e confiança do filho para com seu pai.

O livro também vai ganhar uma adaptação para o cinema, com lançamento previsto para esse primeiro semestre, e terá Viggo Mortensen como protagonista.


Assista ao trailer oficial do filme clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário