sábado, 10 de outubro de 2009

A Revolução dos Bichos - Livro da Semana

Muito mais do que uma fábula, muito mais significativa do que uma metáfora, A Revolução dos Bichos é uma obra literária que tornou-se um marco para a literatura no século XX. Publicado em 1945, o livro de George Orwell está imbuido de toda uma carga filosófica, crítica e ideologica não só a um sistema político, mas a toda espécie de regime totalitário. E mesmo tendo passado mais de meio século após seu lançamento, a obra continua a suscintar uma série de discussões e continua atual.
A história se passa numa pequena propriedade rural localizada numa zona rural da Inglaterra chamada Granja do Solar, que é administrada por um fazendeiro chamado Sr. Jones. Os animais da fazenda, extenuados devido à explorassão a que estão sujeitos, ouvem as sábias palavras sediciosas de um porco chamado Major, que falam de um sonho no qual todos os animais eram iguais e auto-suficientes.
Algum tempo após a morte de Major, os animais, após terem sofrido uma grande privação, provocada por um descuido do fazendeiro, na qual ficaram sem qualquer tipo de alimento e como que esquecidos, lembrando as sábias palavras de Porco, e revoltam-se, expulsando da propriedade o Sr. Jones, sua mulher e seus peões e instauram, assim, onde antes existia a Granja do Solar, a Granja dos Bichos, a primeira propriedade cuja gestão é inteiramente dos animais, que são todos iguais. Todos os animais da fazenda sendo à princípio liderados por Napoleão e Bola-de-Neve, dois porcos, iniciam uma nova fase em suas vidas. Todos são iguais e tudo o que produzem lhes pertence. São instituidas regras e inúmeras melhorias são notadas. São colocadas regras e leis que são seguidas è regra por todos os animais.
No entanto, após algum tempo de ter se instaurado a Granja dos Bichos, mudanças, muito provocadas pela disputa pelo poder e pela liderança entre os dois porcos, faz com que um deles, Napoleão, tome o poder para si e a partir de então uma nova ordem é instaurada na vida dos animais da fazenda. E o porco, pouco a pouco, faz modificações nas regras e leis existentes na Granja, e a igualdade, que antes imperava, agora tornava-se só uma mera lembrança de um passado esquecido. Napoleão mostra-se um governante tão ou mais ambicioso e opressor do que o antigo dono da granja, Sr. Jones.
Representativa não só sob o ponto de vista político/ideológico, A Revolução dos Bichos é uma obra marcante, também, sob o prisma literário. Muito bem construída, com personagens fortes e marcantes, muito bem construídos e explorados, é uma das mais belas fábulas/ metáforas da literatura mundial do século XX.

Um comentário:

  1. Oii, A revolução dos bichos, muita gente está falando bem, deve ser bom mesmo. Achei seu blog bem legal :)
    Estou te seguindo.
    Também tenho um onde falo sobre livros - Uma Janela Secreta -

    ResponderExcluir