segunda-feira, 13 de julho de 2009

Antes de Nascer o Mundo - livro da Semana


Escritor moçambicano, nascido em 1955, na cidade de Beira, António Emílio Leite Couto, foi nominado "Mia" por seu irmão. Segundo o próprio autor, a utilização deste apelido tem a ver com sua paixão pelos gatos, dizia a seus familiares desde sua infância que queria ser um deles. Iniciou o curso de medicina ao mesmo tempo que cursava jornalismo, mas acabou abandonando o primeiro . Mais tarde graduou-se em biologia. No entanto, sua grande paixão sempre foi a literatura. Poeta, contista, cronista e romancista, Mia Couto é considerado o maior escritor de seu país e um dos maiores da lingua portuguesa na atualidade. Vencedor de inúmeros prêmios, entre eles o "Vergílio Ferreira", pelo conjunto da obra, em 1999; e em 2007 foi congratulado com o "União Latina de Literatura Romântica". Seus livros mais conhecidos e aclamados pela crítica e público são "O Último voo do Flamingo", "O Outro pé da Sereia" e "Terra Sonâmbula", sendo este considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX.
Em seu mais recente livro, "Antes de Nascer o Mundo", o consagrado escritor nos transporta para um lugar chamado Jesusalém, habitado unicamente por cinco pessoas, Mwanito, uma criança, o narrador da história, seu irmão Ntunzi, seu pai, Silvestre Vitálicio, Tio Aproximado e Zacari Kalash, além de uma jumenta, Jezibela. Nesse lugar, as pessoas não tem qualquer contato com o mundo de fora, sendo Mwanito o único e não guardar em sua memória qualquer espécie de lembrança do "mundo de lá", mesmo porque lembrança e passado são duas coisas inexistentes nessa lugar.
Jesusalém é uma "terra de ninguém", onde os cinco personagens se refugiam, localizada nos confins da Savana Africana, isolada de tudo e de todos. Nesse recanto, Silvestre Vitalício, conflituoso personagem, pai dos dois meninos, exerce uma função verdadeiramente ditatorial, e é ele quem dita as regras, no entanto, por mais que tente esquecer de seu passado, de tudo que aconteceu "no mundo de fora", seu filho mais novo, Mwanito, começa, mesmo de forma imprecisa, a descobrir o mundo, a ter curiosidade de descobrir o que se passa além das fronteiras de Jesusalém, nesse lugar onde as pessoas não estão mortas, no entanto, também não estão vivas.
Nesse ambiente, a aparente calma é quebrada quando uma mulher, uma estrangeira, aparece, e todos os personagens se veem envolvidos direta ou indiretamente com o seu destino.
"Antes de Nascer o Mundo" é um livro formidável, escrito com maestria, uma verdadeira poesia escrita em forma de prosa, envolvente, comovente e repleto de simbolismos e valores.

Um comentário:

  1. Sou completamente apaixonada pra literatura de Mia Couto, para mim um poeta, um artesão da palavra. Agora vou atrás do livro! Gostei do blog e já está nos Favoritos.

    ResponderExcluir